
Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 34; Issue: 67 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.56081
ISSN1984-0411
AutoresJean Carlos Gonçalves, Michelle Bocchi Gonçalves,
Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoRESUMO O texto pretende fazer uma reflexão sobre a pesquisa em Educação, a partir nas noções de corpo teatralizado/performático e escrita teatralizada/performática, dimensionando os conceitos de Teatralidade e Performance como dispositivos poético-discursivos para a compreensão de diferentes fenômenos que interessam à esfera educacional. A ancoragem teórica, que perpassa todo o texto, tem nos estudos do discurso e da linguagem sua centralidade investigativa, apontando, sem a pretensão de intersecção entre correntes teóricas, contribuições da Análise do Discurso de linha Francesa e da Análise Dialógica do Discurso, quando estas se deparam com o caráter prismático de objetos e problemáticas da pesquisa em Educação.
Referência(s)