
Reflexões sobre a Identidade Nacional nos Choros para Piano Solo de Radamés Gnattali
2018; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.52930/mt.v2i1.39
ISSN2525-5541
AutoresRaísa Farias Silveira, Guilherme Sauerbronn de Barros,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA temática nacional é frequentemente abordada nos trabalhos sobre Radamés e sua obra, porém costumam referir-se isoladamente a materiais musicais oriundos de estilos/gêneros reconhecidos como portadores de brasilidade. Neste artigo a discussão se apoia nas análises literárias realizadas pelo crítico Roberto Schwarz sobre a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880-1881), nas quais o crítico encontra uma relação mimética entre a estrutura narrativa do romance e o comportamento característico das classes dominantes do Segundo Reinado – o qual se projeta à frente no tempo a ponto de se tornar característica constituinte de uma identidade percebida como brasileira –. Esta descrição faz referência a uma identidade nacional que reconhecemos como mediatória, alternativa aos conceitos correntes de nacionalismo romântico e nacionalismo modernista. Analogamente, encontramos na poética de Radamés tratamento semelhante conferido ao material musical, relação da qual se ocupa este artigo e que será discutida com apoio na análise do choro Manhosamente, composto na década de 1940.
Referência(s)