
Educação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou preservar o brincar?
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 90; Issue: 225 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.90i225.519
ISSN2176-6681
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo focaliza a educação infantil no Brasil e no Japão para verificar se prevalece o ensino ou o brincar. Investiga também as razões da diminuição do número de crianças nas escolas infantis em 2006. A apropriação da pedagogia froebeliana é o ponto comum nos primeiros jardins de infância: o Japão adota as brincadeiras livres para desenvolver a cultura lúdica, e o Brasil, as atividades dirigidas com o uso de jogos pedagógicos. A diminuição do número de crianças nas escolas infantis, no ano de 2006, tem causas distintas: no Japão é fruto do impacto do baixo nível demográfico, e no Brasil, da transferência das crianças de seis anos para o ensino fundamental.
Referência(s)