
CONTORNAR E CONTORCER(-SE): CONTORCIONISMOS NA OBJETIFICAÇÃO DAS MULHERES EM CONTEXTO POLÍTICO PELOS MÉDIA PORTUGUESES
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.29268
ISSN2179-7137
AutoresSara Moreira, Sara Magalhães, Conceição Nogueira,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoPretende-se com este estudo refletir sobre a representação mediática das mulheres em cargos políticos. Partindo da compreensão dos mecanismos da objetificação das mulheres realizou-se uma análise temática de noticias publicadas no semanário Expresso entre julho e dezembro de 2015. Os resultados mostram que as noticias analisadas mantem representações genderizadas e pouco inclusivos. A despersonalização aparenta ser o mecanismo mais recorrente de desvalorização e objetificação destas mulheres em cargos políticos. Concluímos, assim, que os média, enquanto agentes de socialização , contribuem de forma substancial para a criação e perpetuação de construções sociais (assimétricas), particularmente de ideologias de género. Os conteúdos analisados parecem também realçar discursos de desigualdade facilitadores da objetificação da imagem das mulheres retratadas.
Referência(s)