
Os egressos do Programa Ciência sem Fronteiras pela percepção dos seus professores
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271991919
ISSN1982-7199
AutoresPaulo Roberto Sehnem, José Marcelo Freitas de Luna,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAbstract This work is in line with Hudzig’s assertion that “internationalization demands assessment’. It assumes as its object of study the Science Without Borders Program (CsF), due to the fact that it is the largest initiative of mobility at the undergraduate level in Brazil. The Program is what we classify as an example of the internationalization process of universities. The proposal of the article is to assess whether the motivations that lead students to seek mobility are perceived at the end of this experiment by their teachers. To this end, the following research question is pursued: what are the contributions achieved by CsF graduates in the perception of their teachers? The survey sample consists of eight professors of the Production Engineering Course of the Federal University of Santa Catarina. The subjects were selected by the criteria of previous and subsequent contact among students and teachers. This methodological procedure was taken because the prior and further knowledge of the students would make the teachers more sensitive to changes in behavior and statements of contributions resulting from the mobility Program. Data analysis pointed out that the student mobility period allows the achievement of academic contributions, such as the sociocultural, the linguistic, the professional and the individual ones. It also allows us to state that there is a direct relationship between the achievement of contributions and intercultural communicative competence skills. Keywords : University internationalization, Student mobility, Science without Borders Program. Resumo O presente trabalho se alinha a defesa de Hudzig de que “internacionalizacao demanda avaliacao” e toma o Programa Ciencia sem Fronteiras (CsF) como seu objeto de estudo, por se tratar da maior iniciativa de mobilidade em nivel de graduacao do Brasil. O referido programa representa o que podemos classifcar como exemplo de materializacao do processo de internacionalizacao das universidades. A proposta e avaliar se as motivacoes que levam alunos a buscarem a mobilidade se materializam ao fnal desta experiencia com base na pergunta de pesquisa: quais os contributos obtidos pelos egressos do CsF na percepcao dos seus respectivos professores? A amostra da pesquisa compoe-se por oito professores do curso de Engenharia da Producao da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os sujeitos foram selecionados pelo criterio de contato anterior e posterior a mobilidade, o que os tornaria mais sensiveis as mudancas de comportamentos e demonstracoes de contributos, resultantes da experiencia internacional. A quantidade de alunos egressos tidos em sala de aula variou entre quatro e doze alunos na condicao pre-estabelecida. A analise dos dados apontou que o periodo de mobilidade estudantil permite a obtencao dos contributos academico, sociocultural, linguistico, profssional e pessoal e que ha uma relacao direta entre a obtencao dos contributos e as habilidades de Competencia Comunicativa Intercultural. Palavras-chave : Internacionalizacao universitaria, Mobilidade estudantil, Programa Ciencia sem Fronteiras. References ARAUJO, E. R.; SILVA, S. Temos de fazer um cavalo de Troia elementos para compreender a internacionalizacao da investigacao e do ensino superior. Revista Brasileira de Educacao , v.20, n.60, p.77-98, jan./mar. 2015. DALCIN, V. L. A mobilidade dos estudantes universitarios : contribuicao para o desenvolvimento da interculturalidade. 2011. 151f. Dissertacao (Mestrado em Ciencias da Educacao) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011. GARDNER R. C.; LAMBERT, W. E. Attitudes and Motivation in second language learning . Rowley, Massachusetts: Newbury, 1972. HUDZIG, J. Going Global 2014 – What is internationalisation? Video, 2014. Disponivel em: Acesso em: 09 abr. 2015. KNIGHT, J. Modele d’internationalisation ou comment faire face aux realites et enjeux nouveaux. In: OCDE. L’enseignement superieur em Amerique latine : la dimension internationale. Paris: Organization de Cooperation et de Developpement Economique, 2005. p. 11-45. LARSEN, K.; VINCENT-LANCRIN, S. Le commerce international de services d'education: Est-il bon? Est-il mechant?, Gestion de l'enseignement superieur , vol. 14/3, dec. 2002. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1787/hemp-v14-art18-fr Acesso em: 12 dez. 2017. LEAL, C.; RAMOS, K. M. C. Programa de mobilidade estudantil internacional : uma reflexao sobre experiencias de estudantes do Curso de Pedagogia da UFPE. 2011. Disponivel em: . Acesso em: 09 out. 2012. LIMA, M. C; MARANHAO, C. M. S. A. O sistema de educacao superior mundial: entre a internacionalizacao ativa e passiva. Avaliacao , Campinas, Sorocaba, SP, v.14, n.3, p.583-610, nov. 2009. LUNA, J. M. F.; SEHNEM, P. R. Erasmus e Ciencia sem Fronteiras: consideracoes iniciais sobre mobilidade estudantil e politica linguistica . RBPAE , v.29, n.3, p.445-462, set/dez. 2013. MAINKA, P. J. As universidades europeias no periodo pre-moderno (seculo XII-1800). Educere et Educare , v.04, n.7, p.19-32, jan./jun. 2009. MIURA, I. K. O processo de internacionalizacao da Universidade de Sao Paulo : um estudo de tres areas do conhecimento. 2006. 365f. Tese (Livre Docencia) – FEA-RP, Sao Paulo, 2006. PENNA, A. G. Percepcao e realidade : introducao ao estudo da atividade perceptiva. 2a ed. Rio de Janeiro: Imago, 1993. PONS, E. B.; HERRERO, P. P.; ANDRES, M. V. M. La participacion de los estudiantes universitarios en programas de movilidad: factores y motivos que la determinan. Revista Iberoamericana de Educacion , n.42/5, p.01-14, 25 de abril de 2007. RUDZKI, R. E. The strategic management of internationalization : towards a model of theory and practice . 1998. 331f. Tese (Doutorado em Filosofia) - School of Education, University of Newcastle upon Tyne, United Kingdom, 1998. SALGUEIRO, V. Grand Tour: uma contribuicao a historia do viajar por prazer e por amor a cultura. Revista Brasileira de Historia . Sao Paulo, v.22, n.44, p.289-310, 2002. SEHNEM, P. R. As relacoes entre os contributos de programas de mobilidade internacional e a competencia comunicativa intercultural de estudantes universitarios . 2015. 357f. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade do Vale do Itajai - Univali, Itajai, 2015.
Referência(s)