Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA COM VÍDEO ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

2017; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rpf.v1i2.7072

ISSN

2594-4746

Autores

Rafael Pinheiro dos Santos, W. F. Balthazar, J. A. O. Huguenin,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma sequência didática para o ensino de cinemática no ensino médio explorando vídeo análise através do software Tracker. Para tanto realizamos a filmagem de seis movimentos diferentes (movimento retilíneo uniforme e acelerado, laçamento vertical, horizontal e oblíquo) produzidos por instrumentos do Laboratório Didático do curso de graduação em física (PASCO e CIDEPE) do Instituto NOME INSTITUIÇÃO através de equipamento de filmagem de alta resolução da TV Universitária NOME. A produção destes filmes possibilitou maior precisão na geração dos movimentos e qualidade na imagem, resultando em maior qualidade no processo de vídeo análise. A sequência foi produzida tendo como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa. Os resultados da aplicação da sequência em um escola pública do Estado do Rio de Janeiro são discutidos levando-nos a acreditar que a sequência didática produzida seja potencialmente significativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX