ASPECTOS JURÍDICO-SOCIOLÓGICOS DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DE CONSUMO LÍQUIDO-MODERNA
2011; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
1982-3037
AutoresAntônio Carlos Efing, Bruno Laskowski Staczuk,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA sociedade de consumo liquido-moderna, assim denominada por Bauman (2009), consiste num ambiente em que pessoas sao submetidas frequentemente a um processo modificador de habitos, de padroes referenciais de condutas. As pessoas, segundo este contexto artificialmente criado, tendem a se encontrar inquietas, ansiosas por novas individualidades, agora livremente comercializadas e facilmente encontradas nas mais diversificadas prateleiras do mercado de consumo. Seguindo esta logica, os produtos nao sao mais valorizados por suas qualidades tecnicas e funcionais, sao contemplados pelo poder de diferenciacao, reconhecimento social, promovido pelas ferramentas do marketing. Diante da instalacao de uma sociedade de consumo desenfreado, onde uma sindrome consumista e disseminada, surgem problemas pos-modernos como o superendividamento e a exclusao social. Um projeto de transformacao de pessoas em objetos de consumo e iniciado, sob o impulso da renovacao corriqueira de desejos, via ditames da moda.
Referência(s)