ASPECTOS JURÍDICO-SOCIOLÓGICOS DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DE CONSUMO LÍQUIDO-MODERNA

2011; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

ISSN

1982-3037

Autores

Antônio Carlos Efing, Bruno Laskowski Staczuk,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A sociedade de consumo liquido-moderna, assim denominada por Bauman (2009), consiste num ambiente em que pessoas sao submetidas frequentemente a um processo modificador de habitos, de padroes referenciais de condutas. As pessoas, segundo este contexto artificialmente criado, tendem a se encontrar inquietas, ansiosas por novas individualidades, agora livremente comercializadas e facilmente encontradas nas mais diversificadas prateleiras do mercado de consumo. Seguindo esta logica, os produtos nao sao mais valorizados por suas qualidades tecnicas e funcionais, sao contemplados pelo poder de diferenciacao, reconhecimento social, promovido pelas ferramentas do marketing. Diante da instalacao de uma sociedade de consumo desenfreado, onde uma sindrome consumista e disseminada, surgem problemas pos-modernos como o superendividamento e a exclusao social. Um projeto de transformacao de pessoas em objetos de consumo e iniciado, sob o impulso da renovacao corriqueira de desejos, via ditames da moda.

Referência(s)