
Avaliação da dinâmica litorânea da região de Baixio/Barra do Itariri, litoral norte do Estado da Bahia, utilizando o Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil)
2017; Volume: 44; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1807-9806.78272
ISSN1807-9806
AutoresIracema Reimão Silva, Júnia Kacenelenbogen Guimarães, Abı́lio Carlos da Silva Pinto Bittencourt, Taís Kalil Rodrigues, Gerson FERNANDINO De Andrade Neto,
Tópico(s)Coastal and Marine Management
ResumoO Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil) integra diferentes modelos numéricos que permitem realizar análises em curto, médio e longo prazo de uma praia, contribuindo para estudos e planos de gestão litorâneos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a dinâmica de ondas e correntes costeiras do trecho litorâneo entre os povoados de Baixio e Barra do Itariri, litoral norte do Estado da Bahia, a fim de gerar modelos de propagação de ondas, transporte, fluxo sedimentar e cota de inundação. A análise estatística de ondas para a área de estudo, em termos de condições médias e extremas, realizada para águas intermediárias, no Ponto 1 (Ponto Dow), indicou um predomínio das ondas vindas de ESE e SE, com alturas variando de 1,61 a 3,25 m e períodos variando de 7,87 a 13,81 s. A partir deste ponto foi realizada a modelagem do clima de ondas em águas rasas, analisada em outros sete pontos do litoral. Esta análise indicou uma predominância das ondas de SE, alcançando alturas em torno de 1,4 m na zona de arrebentação, e a ocorrência de três zonas de correntes de retorno. O cálculo das taxas médias anuais de transporte longitudinal mostrou a existência de uma zona de divergência no sentido do transporte líquido nas proximidades de Baixio e um aumento no percentual de incidência das ondas de SE seguindo para norte da área. A combinação de eventos de tempestades com marés meteorológicas positivas, marés astronômicas de sizígia e valores extremos de espraiamento de onda, pode resultar em situações de alto risco para ecossistemas e propriedades, com grandes impactos para o litoral estudado, que atualmente já apresenta uma alta vulnerabilidade à erosão costeira.
Referência(s)