Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA

2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 39; Issue: 142 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302018191196

ISSN

1678-4626

Autores

Mauricio Tragtenberg,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

RESUMO: O texto examina a constituição histórica dos processos de desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI, com a urbanização e a burocratização das instituições de poder, a ampliação da divisão do trabalho e a introdução da técnica, analisando-os como imperativos da generalização da educação escolar. Integrando as contribuições de clássicos como Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, entre outros, compreende-se o surgimento e a recriação de conceitos e práticas como: disciplina, coerção, trabalho, obediência, hierarquia, conformismo, êxito, nas suas formas contemporâneas, estruturadoras tanto da empresa capitalista como da administração pública. Dessa lógica decorre a crítica das organizações na sociedade atual, entre as quais a escola.

Referência(s)