Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Professor José Rodeghiero: trajetória docente e envolvimento comunitário

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Espanhol

10.14244/198271992195

ISSN

1982-7199

Autores

Renata Brião de Castro, Patrícia Weiduschadt,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Abstract This article aims at teacher Jose Rodeghiero’s career path during the time when he was a teacher at the Garibaldi School in the municipality of Pelotas (RS), Brazil, from 1929 to 1950. In addition to his role as a teacher, Mr. Rodeghiero performed different duties in the community, having done different assignments besides teaching. The study sources included a manuscript written by the teacher, newspapers of the time, besides interviews based on oral history methodology with local residents and former students of the teacher. The theoretical support of the research is mainly based on the concept of identity, with specific reflections on ethnic identity, since this community was originated by Italian immigrants that settled in the area at the end of the XIX century. Re?ections on the feld of memory are also relevant to the text, as one of the main sources comes from interviews. The research also relies on written documents which emphasize the teacher’s intention to preserve the manuscript, thus perpetuating and preserving memory until the present day. Mr. Jose Rodeghiero had a special bond with the school community and was participative in the local life, in addition to being a resident of the area and belonging to the same ethnic group. Keywords : Rural school teacher, Immigration, Local community. Resumo Este artigo tem como objetivo abordar a trajetoria de Jose Rodeghiero no periodo em que foi professor da Escola Garibaldi, municipio de Pelotas (RS), Brasil, durante os anos de 1929 a 1950. Para alem da atuacao do professor como docente exerceu diferentes funcoes na localidade, cumprindo outras designacoes alem do exercicio da docencia. Utilizam-se como fontes um manuscrito escrito pelo professor, jornais da epoca, alem do uso de entrevistas ancoradas na metodologia da historia oral com os moradores do entorno e ex-alunos do professor. Para amparar teoricamente as pesquisas, apoia-se principalmente no conceito de identidade, fazendo reflexoes sobre a identidade etnica, uma vez que esse grupo e originario dos imigrantes italianos que se instalaram na localidade no final do seculo XIX. As re?exoes sobre o campo da memoria tambem sao pertinentes para o texto, uma vez que as principais fontes decorrem das entrevistas. Ainda a abordagem se da por meio dos documentos escritos, ressaltando a intencionalidade do docente em guardar o manuscrito, revelando a perpetuacao da memoria preservada ate os dias atuais. O professor Jose Rodeghiero possuia um vinculo com a comunidade escolar e era participativo da vida no local, alem de ser morador da regiao e tambem pertencente ao mesmo grupo etnico. Palavras-chave : Professor de escola rural, Imigracao, Comunidade local. Resumen En este articulo se pretende abordar la trayectoria de Jose Rodeghiero el periodo en que fue profesor en la Escuela Garibaldi dentro del municipio de Pelotas (RS), Brasil, durante los anos de 1929 a 1950. Ademas del papel del maestro como maestro, esto sirvio otras funciones en su lugar, el cumplimiento de otras tareas que no solo ensenan. Para lograr este objetivo se utilizan como fuentes de un manuscrito escrito por el profesor, los periodicos de la epoca, y el uso de entrevistas ancladas en la metodologia de historia oral con los residentes y ex alumnos de la maestra circundantes. Para apoyar la teoria, la investigacion se basa principalmente en el concepto de identidad, haciendo reflexiones sobre la identidad etnica, ya que este grupo se origina de inmigrantes italianos que se asentaron en la ciudad a finales del siglo XIX. Re?ejos en el campo de la memoria tambien son relevantes para el texto, ya que las principales fuentes proceden de las entrevistas. El enfoque se da por medio de los documentos escritos, resaltando la intencionalidad del docente en guardar el manuscrito, revelando la perpetuacion de la memoria preservada hasta los dias actuales. La encuesta senala que el profesor Jose Rodeghiero tenia una relacion con la comunidad escolar, participo en la vida en el lugar, ademas de ser residente de la zona y tambien perteneciente al mismo grupo etnico. Palabras clave : Maestro de escuela rural, Inmigracion, Comunidad local. References AMADO , Janaina . O grande mentiroso : tradicao , veracidade e imaginacao em historia oral . Historia , Sao Paulo, v. 14, p. 125-136, 1995. AMARAL, Giana Lange do; WEIDUSCHADT, Patricia; CASTRO, Renata Briao de. O Almanack Escolar do Estado do Rio Grande do Sul de 1935: apontamentos sobre os professores dos colegios elementares e grupos escolares. In: GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S.; ALMEIDA, Doris Bittencourt (orgs.). Colegios Elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul : memorias e cultura escolar. Sao Leopoldo: Editora Oikos, 2016. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas . 4. reimpressao. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2008. ARTIERES, Philippe. Arquivar a propria vida. Revista Estudos Historicos , Sao Paulo, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998. Disponivel em: . Acesso em 09 jul. 2016. BOSI, Eclea. Memoria e sociedade : lembrancas de velhos. 3. ed. Sao Paulo: TA, 1994. CANDAU, Joel. Memoria e Identidade . 1.ed. 1.reimpressao. Sao Paulo: Contexto, 2014. CASTRO, Magali de; RAPOSO, Lucy Rosane de O. V. Memoria e docencia: estudo sobre a permanencia de professor em escolas rurais. In: CARVALHO, Carlos Henrique de; CASTRO Magali de (orgs.). Educacao rural e do campo Uberlândia: EDUFU, 2014, p. 153-186. COSTA, Bruna Frio. Fios de Memoria : rastros do manuscrito da familia Rojas no Quadro Antigo do Cemiterio Ecumenico Sao Francisco de Paula. 2015. 125f. Dissertacao (Mestrado em Memoria Social e Patrimonio Cultural) – Programa de Pos-Graduacao em Memoria Social e Patrimonio Cultural, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. DIAS, Amalia. Escolas isoladas e praticas de seriacao: experiencias hibridas (1929-1949). Revista Brasileira de Historia da Educacao , v. 16, n. 2, p. 233, 2016. Disponivel em: . Acesso em 15 mar. 2016. GEHRKE, Cristiano. Imigrantes italianos e seus descendentes na zona rural de Pelotas/RS : representacoes do cotidiano nas fotografias e depoimentos orais do Museu Etnografico da Colonia Maciel. 2013. 405f. Dissertacao (Mestrado em Memoria Social e Patrimonio Cultural) – Programa de Pos-Graduacao em Memoria e Patrimonio Cultural, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. HALBWACHS, Maurice. A memoria coletiva . Sao Paulo: Centauro Editora, 2003. LE GOFF, Jacques. Historia e Memoria . Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes na regiao colonial italiana do Rio Grande do Sul, 1875 a 1930 : leggere, scrivere e calcolare per essere alcuno nella vita. 2007. 495f. Tese (Doutorado em Educacao) – Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Sao Leopoldo, 2007. MAGALHAES, Justino Pereira de. Os Arquivos e os Museus Autarquicos na Construcao do Municipio Pedagogico. 10o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS MUNICIPAIS, 10., 2011. Anais eletronicos... Disponivel em: . Acesso em 15 de mar. 2016. MERLO, Marcia. As vozes do Bonete, uma face de Ilhabela . In: DIEGUES, Antonio Carlos S.(Org.). Ilhas e Sociedades Insulares . Sao Paulo: NUPAUB-USP, 1997, p. 111-136. NORA, Pierre. Entre memoria e historia: a problematica dos lugares. Projeto Historia : Revista do Programa de Estudos Pos-Graduados de Historia, v. 10, p.7-28, 1993. Disponivel em: . Acesso em 15 mar. 2016. POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade . 2. ed. Sao Paulo: Unesp, 2011. RELATORIO DA INTENDENCIA. Apresentado ao Conselho Municipal em 20 de setembro de 1927 pelo intendente Dro Pedro Luis Osorio, Livraria Globo Pelotas, 1927. VINAO FRAGO, Antonio. Espacos, usos e funcoes; a localizacao e disposicao fisica da direcao escolar na escola graduada. In: BENCOSTTA, Maucus Levy (org.). Historia da educacao, arquitetura e espaco escolar . Sao Paulo: Cortez, 2005, p. 15-47. WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferenca: uma introducao teorica e conceitual. In: SILVA, Tomas T. da (org.) Identidade e diferenca : a perspectiva dos estudos culturais. Petropolis: Vozes, 2014, p. 7-73.

Referência(s)