Disciplina Profissão Docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docente
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271992114
ISSN1982-7199
AutoresAdelayde Rodrigues Alcântara de Oliveira, Roseane Maria de Amorim, Laura Cristina Vieira Pizzi,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAbstract The discipline Teaching Profession in courses of teaching education has been characterized as a locus of debate about teaching in its different dimensions. Thus, this text aims to introduce re?ections about the teaching profession and the role of the discipline in the training courses of future teachers in the contemporary world. Numerous studies have shown the need for innovation in teaching practices in higher education and the indispensability of new postures in face of knowledge. In this direction, we will problematize in this text the professional training of teachers, and also will be reported an experience developed within the scope of the discipline in a class of a Brazilian public federal university. Despite the increasing accumulation of activities and the precariousness of teaching work in our country at all levels, it was observed during the development of the discipline that certain knowledges, worked in a signifcant, creative and interdisciplinary way, are fundamental for the education of more committed, politicized and open people to new lifelong learning. The relevance of this curricular experience, derived from the development of the Teaching Profession discipline, is a privileged moment to reflect and question the current educational model in face of numerous transformations provoked in the educational system. The discipline calls for future professionals of education to experience dialogue, pedagogical praxis, professionalization and, consequently, initial and continuing teacher training addressed to achieve the needs of the most disadvantaged subjects of the Brazilian society. Keywords : Teaching profession, Teacher education, Innovative experiences. Resumo A disciplina Profissao Docente nos cursos de formacao de professores tem-se caracterizado como um locus de debate sobre a docencia em suas diferentes dimensoes. Sendo assim, este texto tem por objetivo introduzir re?exoes acerca da profssao docente e o papel da disciplina nos cursos de formacao dos futuros docentes na contemporaneidade. Inumeros estudos mostram a necessidade de inovacoes nas praticas docentes do ensino superior e a indispensabilidade de novas posturas diante do conhecimento. Nessa direcao, problematizou-se, neste texto, a tematica da formacao profssional dos professores e das professoras na contemporaneidade; tambem, relatou-se o trabalho desenvolvido no âmbito da referida disciplina em uma turma de uma universidade publica federal brasileira. Apesar do crescente acumulo de atividades e da precariedade do trabalho docente enfrentada no pais em todos os niveis, observou-se, durante o desenvolvimento da disciplina, que determinados conhecimentos trabalhados de forma significativa, criativa e interdisciplinar sao fundamentais para a formacao de pessoas mais comprometidas, politizadas e abertas as novas aprendizagens ao longo da vida. A relevância dessa experiencia curricular, advinda do desenvolvimento da disciplina Profissao Docente, e um momento privilegiado para refletir e questionar o modelo educativo vigente diante das inumeras transformacoes provocadas no sistema educacional. A disciplina convoca os futuros profissionais da educacao a vivenciarem a dialogizacao, a praxis pedagogica, a profissionalizacao, e consequentemente, a formacao inicial e continuada docente voltada para atender as necessidades dos sujeitos mais desfavorecidos da sociedade brasileira. Palavras-chave : Profissao docente, Formacao de professores, Experiencias inovadoras. Resumen La disciplina Profesion Docente en cursos de formacion del profesorado se ha caracterizado como un locus de debate sobre la ensenanza en sus diferentes dimensiones. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo introducir re?exiones sobre la profesion docente y el papel de la disciplina en cursos de formacion para los futuros profesores de hoy en dia. Numerosos estudios demuestran la necesidad de innovaciones en las practicas de la educacion superior, y el caracter indispensable de nuevas actitudes sobre el conocimiento. En ese sentido, se problematizo, en este texto, la tematica de la formacion profesional de los profesores y profesoras en la contemporaneidad. Tambien, se relato el trabajo desarrollado en el ambito de la referida disciplina en una clase de una universidad publica federal brasilena. A pesar de la creciente acumulacion de actividades y la precariedad de la ensenanza que enfrenta el pais en todos los niveles, se observo, durante el desarrollo de la disciplina, que ciertos conocimientos trabajados de manera significativa, creativa e interdisciplinaria son fundamentales para la formacion de las personas mas comprometidas, politizado y abierto a un nuevo aprendizaje durante toda la vida. La relevancia de esta experiencia curricular, que surge de la evolucion de la disciplina de la profesion docente, es un momento privilegiado para reflexionar y cuestionar el modelo educativo actual en la cara de muchos cambios introducidos en el sistema educativo. La disciplina hace un llamamiento a los futuros profesionales de la educacion para experimentar la “dialogizacao”, practica pedagogica, la profesionalizacion, y, en consecuencia, un profesor de formacion inicial y continua orientada a satisfacer las necesidades de los sujetos desfavorecidos de la sociedad brasilena. Palabras clave : La ensenanza de la profesion, Formacion de profesores, Experimentos innovadores. References ALARCAO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva . 8. ed. Sao Paulo: Cortez, 2011. ALONSO, Myrtes. Formar professores para uma nova escola. In: QUELUZ, Ana Gracinda (Orient.); ALONSO, Myrtes (Org.). O trabalho docente : teoria e pratica. 2. ed. Sao Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 9-18. (Educacao sem Fronteiras). ALVES, Rubem. O preparo do educador. In: BRANDAO, Carlos R. (Org.). O educador : vida e morte. Rio de Janeiro: Edicoes Graal, 1982. p. 14-28. (Biblioteca de Educacao). ALVES, Rubem. Licoes do velho professor . Campinas, SP: Papirus, 2013. ARROYO, Miguel G. Oficio de mestre : imagens e auto-imagens. Petropolis, RJ: Vozes, 2001. BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola : o que e, como se faz. Sao Paulo: Edicoes Loyola, 1996. BORGES, Livia F. F. Um curriculo para a formacao de professores. 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