Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A modernização do sistema educacional na França: a Nova Gestão Pública entre a afirmação do Estado e o governo descentralizado

2017; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21573/vol33n32017.79295

ISSN

2447-4193

Autores

Jean‐Louis Derouet,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O texto examina o processo de modernização do Sistema Educacional na França, buscando compreender a afirmação do Estado e o governo descentralizado no contexto de discussão da Nova Gestão Pública. Examinam-se os legados, narrativas e políticas de modernização, bem como os paradoxos da nova administração pública francesa na educação. Questiona-se se a Nova Gestão Pública foi, de fato, implementada no sistema educacional francês. Afirma-se que, na educação, apenas a responsabilidade administrativa e financeira adentrou nas instituições sem ter acarretado muitas consequências no trabalho dos professores. Os principais professores e fiscais estão desenvolvendo avaliações e auditorias, e assinando contratos, mas a estrutura burocrática predomina. Entende-se, todavia, que vem sendo buscada uma terceira via entre o Estado e o mercado, especialmente no tocante à descentralização, com ênfase nas responsabilidades locais mais compartilhadas e na possível mudança do estatuto dos funcionários públicos.

Referência(s)