
A meta-avaliação de disciplina ministrada em pós-graduação stricto sensu
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271992130
ISSN1982-7199
AutoresLílian Maria Ghiuro Passarelli,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAbstract This paper aims to analyze the evaluative manifestations of master students of the elective discipline given in the Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao: Formacao de Formadores (Formep). The discipline promotes practical work to manage productively the results obtained in large-scale evaluation processes related to reading and writing. The foundations underlying this study are based on socio-interactionist models and theories to sustain reading and writing as meaning-building processes. They are also guided by the conception of evaluation as learning. To verify if the proposed activities contributed to the expansion/construction of knowledge, an instrument was designed to allow master students to assess both themselves and the discipline at the end of the semester. In this article, the scope of analysis is restricted to the manifestations constituted by the perception of self-assessment referring to only two activities carried out during the semester and by the evaluation of the discipline. To operationalize the analysis of such manifestations, the chosen criterion was to group them into categories related to the three dimensions of teaching practice: knowledge, knowledge to be and knowledge to do. The choice for these categories stems from the assumption that formers produce specifc knowledge throughout their educational practice and are not mere mediators of knowledge produced by others. It also implies the very nature of pedagogical action, of the historicity of praxis: a critical reflection to minimize the gap between the theoretical and practical planes. The results led to the realization of investments/adjustments on two fronts: (i) resizing of approaches and selection of contents; (ii) meta-evaluation of the instrument with which information was collected. Keywords : Evaluation as learning, Production of academic text, Meta-evaluation. Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar as manifestacoes avaliativas de mestrandos de disciplina eletiva ministrada no Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao: Formacao de Formadores (Formep). A disciplina fomenta trabalho pratico para gerir produtivamente os resultados obtidos em processos avaliativos em larga escala referentes a leitura e a escrita. Os fundamentos que alicercam este estudo se baseiam em modelos e teorias sociointeracionistas para sustentacao da leitura e da escrita como processos de construcao de sentido. Tambem se norteiam pela concepcao de avaliacao como aprendizagem. A fim de averiguar se as atividades propostas contribuiram para a ampliacao/construcao de saberes, foi idealizado instrumento no qual os mestrandos, ao final do semestre, realizaram autoavaliacao e avaliacao da disciplina. Neste artigo, o escopo de analise restringe-se as manifestacoes constituidas pela percepcao da autoavaliacao referente somente a duas atividades realizadas durante o semestre letivo e pela avaliacao da disciplina. Para operacionalizar a analise de tais manifestacoes, o criterio eleito foi de agrupa-las em categorias relacionadas as tres dimensoes da pratica docente: o saber, o saber ser e o saber fazer. A opcao por essas categorias decorre da assuncao de que os formadores produzem saberes especificos ao longo de sua praxis educativa e que nao sao meros mediadores de saberes produzidos por outrem. Implica tambem a propria natureza do fazer pedagogico, da historicidade da praxis: uma reflexao critica para minimizar o hiato entre o plano teorico e o pratico. Os resultados conduziram a realizacao de investimentos/ajustes em duas frentes: (i) redimensionamento de abordagens e selecao de conteudos; (ii) meta-avaliacao do proprio instrumento com o qual foram coletadas informacoes. Palavras-chave : Avaliacao como aprendizagem, Producao do texto academico, Meta-avaliacao. References ALVES, J. F. Avaliacao educacional : da teoria a pratica. Rio de Janeiro: LTC, 2013. COSTA, N. O saber da investigacao em didactica e o conhecimento profissional de professores de ciencias: um instrumento diagnostico e potenciador de dialogo. In: ARAUJO e SA, M. H. (org.). Investigacao em didactica e formacao de professores . Porto: Porto Editora, 2000, p.11-32. CRO, M. L. Formacao inicial e continua de educadores/professores : estrategias de intervencao. Porto: Porto Editora, 1998. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GARCIA, C. M. A formacao de professores: novas perspectivas baseadas na investigacao sobre o pensamento do professor. In: NOVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formacao . Lisboa: Dom Quixote, 1992, p.51-76. GOMEZ, A. P. O pensamento pratico do professor – A formacao do professor como profissional reflexivo. In: NOVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formacao . Lisboa: Dom Quixote, 1992, p.15-34. KEMMIS, Stephen. Action research and the politics of reflection. In: BOUD, D.; KEOGH, R.; WALKER, D. (Org.). Reflection : turning experience into learning. Londres: Kogan Page, 1985, p. 139-163. KOCH, I.V. Formas linguisticas e construcao de sentido. In: SILVA, D. E.G.; VIEIRA, J. A. (Orgs.). Analise do discurso : percursos teoricos metodologicos. Brasilia: UnB Oficina Editorial do Instituto de Letras; Plano, 2002, p. 21-37. LENCASTRE, L. Leitura . A compreensao de textos. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkian, 2003. LIBÂNEO, J. C. Democratizacao da escola publica . A pedagogia critico-social dos conteudos . Sao Paulo: Loyola, 1998. MENDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir . Porto Alegre: Artmed, 2002. NOVOA, A. Formacao de professor e profissao docente. In: NOVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formacao . Lisboa: Dom Quixote, 1992, p.13-33. PASSARELLI, L. G. Ensino e correcao na producao de textos escolares . Sao Paulo: Cortez, 2012. PASSARELLI, L. G. Leitura e Producao Textual. In: ANDRADE, R.J. Avaliacao de competencias na educacao basica : um marco referencial para a pratica. Sao Paulo: Moderna, 2011, p. 15-55. PASSARELLI, L. G. Da formacao inicial a formacao continuada: reflexoes a partir da experiencia da PUCSP. In: GIL, G.; VIEIRA-ABRAHAO, M.H. (Org.). Educacao de professores de linguas – os desafios do formador. Campinas, SP: Pontes, 2008, p. 219-237. PASSARELLI, L. G. Teoria e pratica na educacao linguistica continuada . 2002. 239f. Tese (Doutorado em Lingua Portuguesa) – Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. Sao Paulo, 2002. SANTOS GUERRA, M. A. Uma flecha no alvo : a avaliacao como aprendizagem. Sao Paulo: Loyola, 2007. SCHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formacao . Lisboa: Dom Quixote, 1992, p.77-92. SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo : um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre-RS: Artes Medicas Sul, 2000. TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboco de uma problematica do saber docente. In: Teoria & Educacao , 4. Porto Alegre-RS: Pannonica, 1991, pp. 215-233. THERRIEN, J. Experience professionnelle et savoir enseignant: la formation des enseignants mise en question. In: TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C. (orgs.). Formation des maitres et contextes sociaux : perspectives internationales. Paris: PUF, 1998, 290p., p. 231-260. ZEICHNER, K. Novos caminhos para o praticum : uma perspectiva para os anos 90. In: NOVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formacao . Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 115-138.
Referência(s)