
Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários
2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 34; Linguagem: Português
10.1590/0102.3772e3441
ISSN1806-9770
AutoresMarina Xavier Carpena, Carolina Baptista Menezes,
Tópico(s)Perfectionism, Procrastination, Anxiety Studies
ResumoRESUMO: Intervenções meditativas têm sido utilizadas nas universidades para reduzir estresse. Este trabalho objetivou investigar o efeito de um treino de meditação focada de seis semanas no estresse (utilizando o Inventário de Sintomas de Estresse da Lipp) e mindfulness disposicional (utilizando o Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness versão Brasileira) em universitários. Um ensaio controlado não randomizado comparou um grupo experimental e um grupo de lista de espera antes e após a intervenção. Apenas o grupo experimental reduziu a presença de estresse nas fases resistência, quase-exaustão e geral. Apresentou, ainda, aumento significativo de mindfulness nas facetas descrever, não reagir e no escore total. Conclui-se que treinos meditativos podem configurar uma alternativa para intervenções visando ao manejo de estresse e aprimoramento de habilidades de mindfulness nas universidades.
Referência(s)