
Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do Público-Alvo da Educação Especial em Instituições de Ensino Superior brasileiras / Between normalization and legitimation of the access, participation and training of the target group of special education in Brazilian higher education institutions
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Linguagem: Português
ISSN
1984-0411
AutoresLeonardo Santos Amâncio Cabral, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem como escopo principal apresentar, em base a dados de escala nacional, uma analise critica acerca da normatizacao e legitimacao do acesso e participacao do Publico-Alvo da Educacao Especial em Instituicoes de Ensino Superior. Considerando-se que as normativas vigentes, ao se depararem com a pluralidade politica, historica, economica, social e cultural, incidem a sua maneira sobre cada contexto, optou-se por realizar um estudo exploratorio no âmbito das cinco regioes brasileiras, envolvendo as 54 universidades federais que declararam ter, em seu organograma institucional, Nucleos de Acessibilidade. Para tanto, em 2014 foi aplicado junto aos coordenadores desses espacos um questionario on-line constituido de 148 questoes abertas e fechadas, cujos dados foram tratados sob as abordagens de analise de conteudo e analise estatistica descritiva, culminando em tres eixos de analise: 1) normatizacao dos nucleos de acessibilidade; 2) legitimacao do atendimento ao publico-alvo da Educacao Especial; 3) demandas e desafios revelados em âmbito nacional. Os dados sugerem que a normatizacao do atendimento destinado a essa populacao no Ensino Superior nem sempre indica a legitimacao de seus direitos. Por vezes, esse ainda se revela em base a uma concepcao de acompanhamento que oscila entre a assistencia e prestacao de servicos, em detrimento de uma concepcao universal dos direitos de acesso, participacao plena, formacao profissional e realizacao de seus projetos de vida individuais e no âmbito de todas as esferas da sociedade.
Referência(s)