Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A teoria do professor refexivo na formação continuada de professores: discurso vazio de conteúdo

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14244/198271991744

ISSN

1982-7199

Autores

Silvia Helena Pienta Borges Barbosa, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Abstract The theory of Reflective Teacher is consonant with teacher continuing education, as both have the practice as their focus. Given the convergence of the themes, the purpose of this article is to analyse the relation between teacher continuing education and the theory of the Reflective Teacher. The aim is to verify if the theory of the Reflective Teacher has guided the actions in teacher continuing education, just as it guides continuing education documents. The research is based on historical and dialectical materialism and was conducted through a qualitative approach and feld research in a small city of Sao Paulo state. Twelve teacher educators of urban area were interviewed and two different moments of continuing education were observed. The categorization and analysis of the results were done based on the content analysis. The result indicates that the practice is central in the continuing education of these teachers; however, this does not imply the application of the theory of the Re?ective Teacher since there is almost no room for the reflection on the practice. It is also noticeable the lack of connection between theory and practice and the prevalence of a pragmatic and instrumental view of these teacher educators. It is concluded, as a result, that the theory of the Re?ective Teacher is more present in the speech than in the practice and that the current use of this theory is linked to the neoliberal policy for education and has not contributed to the emancipation and critical formation of teachers. Keywords : Reflective teacher. Continuing education. Teacher educators. Primary education. Resumo A teoria do Professor Reflexivo vai ao encontro da formacao continuada de professores, pois ambas tem a pratica como foco central de sua tratativa. Dada a convergencia entre os temas, o objetivo deste artigo consiste em analisar a relacao que se estabelece entre a formacao continuada de professores e a teoria do Professor Reflexivo. Busca-se verifcar se a teoria do Professor Re?exivo tem guiado as acoes em formacao continuada de professores, assim como norteia documentos orientadores em formacao continuada. O trabalho se fundamenta no materialismo historico-dialetico e foi realizado por meio de pesquisa qualitativa e coleta de dados de campo em um municipio de pequeno porte do Estado de Sao Paulo. Foram entrevistados 12 formadores de professores da area urbana do municipio e realizadas duas observacoes em momentos formativos. Procedeu-se a categorizacao e analise de resultados a partir da analise de conteudo. Os resultados encontrados indicam que a pratica e eixo central da formacao continuada desses professores, contudo, isso nao signifca a aplicacao da teoria do Professor Reflexivo, uma vez que quase nao ha espaco de re?exao sobre a pratica. Percebe-se tambem carencia de ligacao entre teoria e pratica e prevalencia de uma visao pragmatica e instrumental desses formadores. Conclui-se que a teoria do Professor Reflexivo esta presente muito mais no discurso do que na pratica e que o uso atual dessa teoria esta vinculado a politica educacional neoliberal e nao tem contribuido para a emancipacao e a formacao critica dos professores. Palavras-chave : Professor reflexivo. Formacao continuada do professor. Formador de docentes. Educacao basica. References ALARCAO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva . Sao Paulo: Editora Cortez, 2003. ALVES, Wanderson Ferreira. A formacao de professores e as teorias do saber docente: contextos, duvidas e desafios. Educacao e Pesquisa , Sao Paulo, v.33, n.2, p. 263-280, maio/ago 2007. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a06v33n2.pdf Acesso em: 20 abr. 2016. BARDIN, Laurence. Analise de conteudo . Trad. L. de A. Rego e A. Pinheiro. 6 ed. Lisboa: Edicao 70, 2006. (Obra original publicada em 1977). CANDAU, Vera Maria Ferrao. Formacao continuada de professores: Tendencias atuais. In: REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria da.Graca Nicoletti (Orgs.) Formacao de professores : Tendencias atuais. 3 ed. Sao Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 139-152. CASTRO, Alda Maria Duarte Araujo. Mudancas tecnologicas e suas implicacoes na politica de formacao do professor. Ensaio : avaliacao de politicas publicas e educacao, Rio de Janeiro, v.13, n.49, p.469-486, out/dez. 2005. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v13n49/29242 . Acesso em: 06 nov. 2016. CONTRERAS, Jose. A autonomia de professores . Traducao de Sandra Trabucco Valenzuela. 2 ed. Sao Paulo: Cortez, 2012. FUNDACAO VICTOR CIVITA. Formacao continuada de professores: uma analise das modalidades e das praticas em estados e municipios brasileiros. Estudos e Pesquisas Educacionais , ago/2011. Disponivel em: http://www.fvc.org.br/pdf/livro2-02-formacao-continuada.pdf . Acesso em: 20 abr. 2016. FREITAS, Luiz Carlos de. Os novos reformadores: o impacto da logica empresarial na organizacao escolar. In: Encontro Nacional de Didatica e Praticas de Ensino, XVI ENDIPE, Anais ... Livro 1, p. 52-65, UNICAMP, Campinas, 2012. CD-ROM. FUSARI, Jose Cerchi. Formacao continua de educadores : um estudo de representacoes de coordenadores pedagogicos da Secretaria Municipal de Educacao de Sao Paulo (SMESP). 1997. 201 p. Tese (Doutorado de Educacao), Universidade de Sao Paulo - USP, Sao Paulo, 1997. GATTI, Bernadete Angelina. Analise das politicas publicas para a formacao continuada no Brasil, na ultima decada. Revista Brasileira de Educacao , v. 13, n. 37, p. 57-70, jan/abr 2008. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf . Acesso em: 26 jul. 2016. GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo: da alienacao da tecnica a autonomia da critica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil : genese e critica de um conceito. 7 ed., Sao Paulo: Cortez, 2012, p. 148-173. LIBÂNEO, Jose Carlos. Reflexividade e formacao de professores: outra oscilacao do pensamento pedagogico brasileiro? In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil : genese e critica de um conceito. 7 ed., Sao Paulo: Cortez, 2012, p. 63-93. LIBÂNEO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar : politicas, estrutura e organizacao. 10 ed. rev. e ampl. Sao Paulo: Cortez, 2012. (Colecao docencia em formacao: saberes pedagogicos/coordenacao Selma Garrido Pimenta). NOVOA, Antonio, (Coord.). Os professores e a sua formacao . Lisboa: Dom Quixote, 1992. NUNES, Cely do Socorro Costa. Os sentidos da formacao continua de professores . O mundo do trabalho e a formacao de professores no Brasil. 2000. 152 p. Tese de doutorado (Faculdade de Educacao), Campinas: UNICAMP, 2000. PERRENOUD, Philippe. A pratica reflexiva no oficio de professor : profissionalizacao e razao pedagogicas. Porto Alegre: ArtMed, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma critica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil : genese e critica de um conceito. 7 ed., Sao Paulo: Cortez, 2012, p. 20-62. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Claudia Raymundo. Reflexoes sobre o fazer docente . Sao Carlos: EdUFSCar, 2009. 98 p. (Colecao UAB – UFSCar). SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Politicas de formacao continuada para os professores da educacao basica. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRACAO DA EDUCACAO - POLITICAS PUBLICAS E GESTAO DA EDUCACAO, Sao Paulo, 2011. Anais do Simposio... – ANPAE . Disponivel em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0141.pdf Acesso em: 23 jun. 2016. SANTOS, Luciola Licinio de Castro Paixao. Formacao de professores na cultura do desempenho. Educacao e Sociedade , Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set/dez. 2004. SCHON, Donald Alan . Educating the reflective practitioner . San Francisco: Jossey-Bass, 1987. SOUZA, Rodrigo Augusto de; MARTINELI, Telma Adriano Pacifico. Consideracoes historicas sobre a influencia de John Dewey no pensamento pedagogico brasileiro. HISTEDBR On-line , Campinas, n.35, p. 160-172, 2009. Disponivel em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/35/art11_35.pdf . Acesso em: 06 nov. 2016. TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introducao a pesquisa em ciencias sociais : a pesquisa qualitativa em educacao. Sao Paulo: Atlas, 1987. ZEICHNER, Kenneth M. A formacao reflexiva de professores : ideias e praticas. Lisboa: Educa, 1993. ZEICHNER, Kenneth M. Uma analise critica sobre a “reflexao” como conceito estruturante na formacao docente. Educacao e Sociedade , Campinas, v.29. n. 103, p. 535-554, 2008. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf Acesso em: 06 nov. 2016. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Times New Roman; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Times New Roman; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Referência(s)