
GINCANA INTERPERÍODOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA- TRANSFORMAÇÃO CONHECIMENTO EM AÇÃO
2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresRenata Sampaio Rodrigues Soutinho, Clarissa Cotrim dos Anjos, Maria do Desterro da Costa e Silva, Izabelle Quintiliano Montenegro Bomfim,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoINTRODUCAO: O projeto da Gincana Interperiodos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitario Cesmac, surgiu com o objetivo principal de aproximar a comunidade academica valorizando as potencialidades artisticas e intelectuais dos discentes, bem como para o fortalecimento dos pressupostos basicos da educacao que visam a formacao de um individuo critico, reflexivo, capaz de atuar nos diversos cenarios da saude. A gincana propoe tambem integrar todas as disciplinas da matriz curricular do Curso de Fisioterapia, motivando docentes e discentes a trabalharem de forma interdisciplinar. O tema geral da gincana busca contemplar uma tematica que consta no Projeto Politico Pedagogico do Curso de Fisioterapia do Centro Universitario Cesmac a necessidade de expressar a insercao do processo de formacao academico-profissional numa dimensao mais ampla, ou seja, na articulacao entre as exigencias da realidade social e as novas configuracoes profissionais em suas particularidades e especificidades. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A Gincana e constituida de quatro etapas, onde cada etapa tem uma pontuacao especifica que sera somada ao termino de cada tarefa, tendo cada equipe no final. Cada periodo do Curso devera forma uma unica equipe, no qual a turma devera escolher um professor para ajudar. As etapas da gincana sao : arrecadacao solidaria de cestas basicas de alimentos, elaboracao de um video voltado para o Sistemaunico de saude, elaboracao de uma producao artistica cultural com a tematica de anatomofisiologia de algum sistema e um jogo de perguntas e respostas. Os participantes se envolvem durante dois meses para a construcao as 3 etapas inicias e no dia da gincana, alem das apresentacoes ocorre o jogo de perguntas e respostas. As atividades da gincana ocorrem em dois dias. O primeiro dia para os alunos matriculados no 1o ao 5o periodo e no segundo do 6o ao 10o periodo.Todos os participantes recebem ao seu termino um certificado que vale para as atividades complementares. IMPACTOS: A Gincana ja se encontra na sua 5o edicao e passou por algumas reformulacoes de acordo com as necessidades apontadas pelos professores,embora nao tenha mudado a sua essencia. Cada edicao conta com a participacao de aproximadamente 300 unos. Observa-se durante as semanas que antecedem o evento, uma participacao do discente nas atividades , promovendo uma grande interacao com a turma e o rofessor. Com a realizacao da gincana verifica-se uma maior integracao entre teoria e pratica; Promover a realizacao de atividades em equipe; Incentivo a participacao voluntaria da comunidadeestudantil, estimulando o envolvimento em acoes sociais e proporcionando enriquecimento socio-cultural. CONSIDERACOES FINAIS: Observa-se com a realizacao da gincana Interperiodos, a interacao entre a transversalidade de conteudos nas diversas areas com perfil de conhecimento diferentes; maior fidelizacao do aluno ao curso e a instituicao de ensino, participacao e incentivo a solidariedade,Incentivo a capacidade artistica e cultural sem perder de vista o direcionamento do conteudo especifico.
Referência(s)