Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação do empreendedor social e a educação formal e não formal: um estudo a partir de narrativas de história de vida

2018; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 26; Issue: 99 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362018002600960

ISSN

1809-4465

Autores

Lucimar da Silva Itelvino, Priscila Rezende da Costa, Maria da Glória Gohn, Claudio Ramacciotti,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Resumo Os empreendedores sociais convertem assuntos sociais em oportunidades, criam negócios e transformam a experiência empreendedora em conhecimento empreendedor. Sendo assim, é relevante entender o processo de formação desse indivíduo como gerador de mudança da sociedade. Esse é, portanto, o objetivo geral desta pesquisa, que é qualitativa, e cujo método envolveu a análise de três narrativas da história de vida de empreendedores, considerados referências no desenvolvimento de projetos sociais de impacto no Brasil, segundo o Prêmio Empreendedor Social, realizado pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab. Para a organização das análises, utilizou-se o software ATLAS. Os resultados demonstraram que a formação do empreendedor social está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à trajetória de liderança e à motivação para o empreendedorismo social, sendo essas categorias permeadas pela educação formal e não formal.

Referência(s)