
Treinamento de habilidades cirúrgicas para estudantes de medicina – papel da simulação
2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 97; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1679-9836.v97i1p18-23
ISSN1679-9836
AutoresEduardo Vieira da Motta, Edmund Chada Baracat,
Tópico(s)Simulation-Based Education in Healthcare
ResumoO emprego de simulação para o aprendizado das técnicas motoras para a prática cirúrgica é crescente nos programas de graduação, residência e pós-graduação. O desenvolvimento do conhecimento dos processos educacionais e das plataformas pedagógicas fez evoluir a formação educacional médica, com redução do emprego de animais de experimentação e maior utilização de modelos não biológicos e eletrônicos, presentes nos laboratórios de simulação. Além disto, os laboratórios de simulação permitem que novas tecnologias e conceitos educacionais sejam utilizados para ampliação do ensino de cirurgia, incluindo avaliação de conhecimento teórico, processos de tomada de decisão e avaliação de riscos, comunicação em equipe, trabalho em equipe, análise de custos e gestão. Neste contexto, a simulação favorece o ensino baseado em competências. Os modelos de simulação envolvem utilização desde modelos simples de material sintético, como plástico e borracha, até manequins de alta fidelidade com controle informatizado, caracterização de ambientes de sala cirúrgica, ambulatório, enfermaria, além da participação de atores como pacientes, familiares e outros membros da equipe médica. Os objetivos educacionais de diferentes currículos e instituições definirá o grau de sofisticação necessário. O uso de animais permanece como alternativa de treinamento, porém com crescente respeito a normas éticas para sua utilização, respeitando o emprego para situações cada vez mais específicas em que a complexidade é elevada.
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