Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Por uma educação linguística ética-responsável: reflexões sobre práticas discursivas em uma sala de aula de língua inglesa

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1984-6398201812339

ISSN

1984-6398

Autores

Pedro Augusto de Lima Bastos, Carla Janaína Figueredo,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

RESUMO Estudos recentes em Linguística Aplicada (LA) têm realizado uma aproximação com teorizações bakhtinianas e o ensino-aprendizagem de línguas. Tais estudos concordam que língua é permeada por discursos que dialogam entre si, indo além da noção de língua como um simples sistema rígido de estruturas, que podem ser analisadas em níveis sintáticos, morfológicos, fonéticos etc. Com base nesses pressupostos, pretendemos discutir a partir dos conceitos bakhtinianos de sujeito, dialogismo, ideologia, forças centrípetas/centrífugas, e ato ético, as práticas discursivas de alunos de língua inglesa. Utilizaremos, para isso, recortes de uma aula baseada no vídeo The danger of a single story, de Chimamanda Adichie, que problematiza verdades essencializadas sobre o outro. Com base na discussão entre o material empírico gerado e os pressupostos teóricos, fazemos uma reflexão acerca da importância da formação ética-responsável de alunos/as com vistas a atender demandas educacionais da contemporaneidade.

Referência(s)