
Quando Uma Aparente Saída ao Capitalismo é a Concreta Individualização: a Subjetividade de Bob Dylan na “Ruptura” com o Folk (1962-1966)
2018; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46269/6217.231
ISSN2238-3069
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoEste trabalho pretende analisar o contexto e o evento de 25 de julho de 1965, quando Bob Dylan tocou com uma guitarra e acompanhado de uma banda elétrica durante o Newport Folk Festival. A hipótese central deste artigo é de que o capitalismo pode oferecer aparentes saídas de fuga ao indivíduo, porém, tais podem ser representadas como uma pintura de Escher, na qual o indivíduo, mesmo saindo de um plano, permanece no mesmo circuito retroalimentando processos aos quais está submetido historicamente e materialmente. Este caso empírico permite a observação de como a busca de si, o desejo por uma produção própria e em romper com laços limitantes de produção provocaram maior individualização, isolamento e maior capitalização sobre a produção artística justamente nos anos considerados como de ruptura
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