Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTÁGIOS DE VIVENCIA: FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21284/elo.v6i3.270

ISSN

2317-5451

Autores

Estela Da Silva Maia, Laura Cristina Pantaleão, Suenia Cristine Campos, José Cláudio Souza Alves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os padrões de ensino das universidades ainda passam por processos de engessamento, e, é notável a falta de investimento e comprometimento das instituições com o retorno dos conhecimentos adquiridos para a sociedade em geral. Diante disso, são necessárias propostas metodológicas voltadas para vivências interdisciplinares, onde haja troca de experiências e conhecimentos entre o estudante e a comunidade. A fim de romper a barreira entre conhecimento acadêmico e conhecimento popular, o Grupo de Estudos da Amazônia (GEA) tem realizado nos últimos onze anos, atividades pedagógicas focadas no ensino através da vivencia. Em dois mil e quatorze a dois mil e quinze o GEA realizou um curso de iconografia da arte marajoara e uma vivência ao estado do Pará, envolvendo estudantes de diversos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e também artesões. Através dos relatos dos participantes percebeu-se a ampliação do conhecimento teórico adquirido e uma grande conscientização dos estudantes perante a realidade regional. Dessa forma, reforça-se a importância de metodologiasde ensino voltadas a praticas de extensão.Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Grupo de Estudos da Amazônia. Extensão Universitária.Área temática: Educação, Teorias e Metodologias em Extensão.

Referência(s)