Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação docente no contexto brasileiro das Instituições Federais de Educação Superior

2018; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 26; Issue: 98 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362018002600902

ISSN

1809-4465

Autores

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Martha Maria Prata-Linhares, Acir Mário Karwoski,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo O objetivo do trabalho foi identificar quais ações são desenvolvidas pelas Instituições Federais de Educação Superior (IFES) no Brasil no que tange à formação docente para atuação na Educação Superior. Para tanto, foi aplicado por um grupo de trabalho no âmbito do Cograd um questionário junto às pró-reitorias de graduação que buscou identificar a existência de uma política institucional de formação continuada para seus docentes. Verifica-se uma tendência crescente de que a formação continuada é mais uma nova forma de regulação profissional do que promoção da profissionalização docente. São pontuados indicativos de ações de formação continuada, possíveis incentivos governamentais ou políticas públicas que possam impulsionar os programas de formação docente e que a realize interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, indicando ações de uma política de formação docente.

Referência(s)