
Da manchete ao post: a formação de múltiplas agendas nas redes sociais
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22409/contracampo.v0i0.1040
ISSN2238-2577
Autores Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoO crescimento das mídias sociais como meio de acesso às notícias traz cada vez mais desafios ao jornalismo em rede. É por links compartilhados nas redes sociais que mais da metade da população mundial com acesso à internet se informa, reduzindo o alcance das manchetes tradicionalmente selecionadas pelos jornalistas. Nas mídias sociais, algoritmos regulam os regimes de visibilidade da notícia, pulverizando a agenda noticiosa. O presente artigo, por meio de entrevistas em profundidade e da análise de conteúdo de posts e chamadas de primeira página dos três principais jornais de referência do país – Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo – discute até que ponto os jornalistas também não estariam contribuindo para a formação de múltiplas agendas no Facebook.
Referência(s)