Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O filme diary of a wimpy kid no ensino da língua inglesa

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.13102/cl.v18i3.1861

ISSN

2594-9675

Autores

Alba Krishna Topan Feldman, Luiz Sérgio Alzair Alzão,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

O objetivo desse artigo é destacar a funcionalidade da imagem como modalidade de construção de significados, e apresentar sugestões de letramento com o uso de filmes como uma das modalidades no ensino da língua inglesa, para nível fundamental. Nesse caso específico, o trabalho será embasado no filme Diary of a Wimpy Kid (2010), (Diário de um Banana), com legendas em inglês, adaptado do livro homônimo (2008) de autoria de Jeff Kinney. Atividades dessa natureza podem auxiliar o profissional de ensino a tornar sua aula mais dinâmica, interessante e despertar o interesse do aluno. O aporte teórico principal terá com base, a obra de Jane Sherman, Using Authentic Video in the Language Classroom (2003), que define alguns conceitos de como trabalhar um vídeo ao ministrar uma aula de língua inglesa; e, de Gunther Kress, The Literacy in the New Media Age (2003), que discorre sobre a presença cada vez maior da imagem no processo de comunicação.

Referência(s)