
MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0104-070720180001900016
ISSN1980-265X
AutoresAmanda de Oliveira Bernardino, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano‐Marinus, Alessandro Henrique da Silva Santos, Francisca Márcia Pereira Linhares, Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti, Luciane Soares de Lima,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMO Objetivo: analisar a motivação de estudantes de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, por meio da Escala de Motivação Acadêmica. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi censitária com estudantes de Enfermagem de uma Universidade Pública, localizada no estado de Pernambuco. Resultados: o perfil do estudante de Enfermagem de uma Universidade Pública compreende os seguintes aspectos: maioria do sexo feminino, com idade de 20 a 30 anos, solteiro, sem filhos, não trabalha, mora na região metropolitana, com a família nuclear e possui uma renda familiar menor que três salários mínimos. A maior média de escore na motivação intrínseca foi a Motivação Intrínseca para Realização, e a na motivação extrínseca foi a Motivação Intrínseca de Controle Externo. Os maiores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas dos estudantes foram encontrados no terceiro período, sendo que, o quarto período obteve os menores escores de motivações intrínsecas e extrínsecas. Conclusão: a motivação dos estudantes de uma Universidade Pública mostrou-se com escores altos, principalmente as motivações intrínsecas que despertam a autonomia do estudante.
Referência(s)