
Ensino de química no ensino fundamental: relatos de práticas investigativas nos anos iniciais
2017; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30705/eqpv.v1i2.892
ISSN2527-0915
AutoresJorge Cardoso Messeder, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta os resultados iniciais de um projeto de iniciação científica em desenvolvimento em um curso de Licenciatura em Química. O projeto busca novas abordagens para aulas de ciências/química destinadas a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é promover discussões sobre o uso de diversos recursos didáticos e metodológicos no que diz respeito à abordagem de conceitos químicos presentes no cotidiano das crianças. Os dados obtidos evidenciam a importância em aproximá-las desde seus primeiros anos de escolarização à atividade de investigação sobre os fenômenos químicos observados em seu cotidiano, de modo que a construção de conceitos ocorra de maneira significativa e contextualizada.
Referência(s)