Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil

2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2017.3.23852

ISSN

1981-2582

Autores

Ana Carolina Perrusi Brandão, Alexsandro da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo discute dois temas polêmicos: o ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil e a adoção de livros didáticos nessa etapa da Educação Básica. Para isso, apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre esses dois tópicos, identificando e discutindo diferentes posições assumidas nesse debate. Em um segundo momento, os dois temas são retomados na análise de propostas extraídas do “Meu Livro de Atividades” (Pré II), um dos materiais do Programa Alfa e Beto Pré-Escola dirigido ao ensino de leitura e escrita para crianças de 5 anos. O artigo contribui, portanto, para a tomada de decisões pedagógicas mais informadas no campo da Educação Infantil.

Referência(s)