Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND

2018; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/25944630212018029

ISSN

2594-4630

Autores

Geraldo Coelho Lima Júnior,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo apresenta o Método SEE BEYOND a partir de uma abordagem em que é tratada a Inclusão da pessoa com deficiência visual nos bacharelados de design de moda. Para tanto fundamenta-se, inicialmente, nas ações governamentais que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e, mais especificamente no ensino superior. Paralelamente, com o propósito de evidenciar as lacunas e barreiras que dificultam o acesso do grupo apontado ao referido curso a pesquisa traz a contexto uma revisão bibliográfica acerca do ingresso desses estudantes no ensino superior. Identificam-se as necessidades para o desenvolvimento de um método que promova a acessibilidade de estudantes à educação na área do design de moda, o que inclui o desenvolvimento de material didático pedagógico acessível como parte integrante do método desenvolvido. São também mostrados os resultados obtidos após o desenvolvimento do método e sua aplicação junto a estudantes com e sem deficiência visual, considerados em grupos específicos.

Referência(s)