
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA DISCIPLINA SAÚDE E CIDADANIA
2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresAngela Peña Ghisleni, Luciana Laureano Paiva, Luiz Fernando Calage Alvarenga,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoINTRODUCAO: O Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado pelos principios e diretrizes do Sistema Unico de Saude (SUS), adota uma proposta pedagogica que estimula o protagonismo dos alunos, bem como o desenvolvimento de competencias que atendam a realidade social e as necessidades em saude da populacao brasileira. Dentre as disciplinas que compoem a matriz curricular, destacamos as denominadas Saude e Cidadania (SACI), que ocorrem do segundo ao oitavo semestre do curso nos Distritos Gloria/ Cruzeiro/Cristal/ Centro de Porto Alegre/RS. Essas disciplinas inserem os academicos em diversos cenarios de pratica da rede de atencao a saude do SUS e equipamentos sociais do territorio, garantindo uma interacao universidade-servicos-comunidade. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Em SACI I o academico conhece o territorio de saude, ja em SACI II e III os academicos sao instigados a planejar e executar atividades de promocao da Saude na Escola voltadas para a saude da crianca (em equipamentos sociais como escolas publicas e creches comunitarias do territorio). Em SACI IV e V planejam e executam acoes de atencao secundaria em grupos de idosos, de disfuncoes posturais e de reabilitacao de assoalho pelvico em Unidades de Saude. E em SACI VI e VII participam das rotinas das equipes de saude das Estrategias de Saude da Familia, em especial nas visitas domiciliares, tendo como ferramenta principal a educacao em saude e as relacoes interpessoais/multiprofissionais, buscando habilitar os academicos para o trabalho nos servicos da rede de atencao em saude. A cada final de modulo, os academicos reunem-se em rodas de conversa para realizar trocas de aprendizagens, assim como no final do ciclo das SACIs, quando sao convidados a refletirem acerca de toda experiencia que tiveram ao longo dos sete semestres. IMPACTOS: Entende-se que o papel do professor, ao longo de todo o periodo, se traduz em um facilitador/mediador dos processos de aprendizagem, instigando o aluno na reflexividade durante e apos a acao (PERRENOUD, 2002). Durante a acao, o academico precisa refletir sobre o processo que esta sendo vivenciado e apos a acao e o momento de refletir sobre o ocorrido de maneira que seja possivel transformar uma experiencia em saberes capazes de serem retomados em outras circunstâncias. Dentre tais saberes, os alunos demonstram compreender o que de fato se propoe o Sistema Unico de Saude de nosso pais, assim como identificar suas vulnerabilidades, em especial pela condicao de violencia que as comunidades convivem e que acaba comprometendo a atuacao das unidades de saude. Simultaneamente, compreendem a importância das relacoes humanizadas, repeitando diferencas e atuando em equipe na busca da superacao de desafios. Ou seja, os academicos compreendem a atuacao da fisioterapia nos diversos niveis de atencao, em especial na atencao primaria, junto a comunidades que muito ensinam e aprendem no convivio com os academicos e professores. CONSIDERACOES FINAIS: Portanto, trata-se de uma disciplina que oportuniza ao professor, conforme preconiza Perrenoud (2002), ser um treinador no processo de autotransformacao do academico na construcao de competencias que permitam perceber seu papel como fisioterapeuta no sistema de saude do Brasil.
Referência(s)