Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um estudo acerca dos contextos emergentes nos cursos de licenciatura no Brasil: em destaque a internacionalização

2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2017.3.29023

ISSN

1981-2582

Autores

Marilene Gabriel Dalla Corte,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Este estudo delineia e analisa os principais elementos que configuram contextos emergentes na Educação Superior e, em especial, nos cursos de licenciatura no Brasil. Trata-se de uma pesquisa do estado do conhecimento, realizada na Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2012 a 2016. Os trabalhos analisados apresentam elementos que caracterizam o que tem se configurado emergente na perspectiva da expansão e diversificação, da interlocução educação básica e superior, da diversidade e, em especial, da internacionalização entendida como desafio aos cursos de licenciatura. Nas produções científicas a terminologia “contextos emergentes” ainda é pouco discutida, entretanto estão relacionados a elementos que interferem ou decorrem da [re]formulação de políticas educacionais; se descortinam em estratégias e ações de governo e/ou institucionais e estão imbricados ao cenário da formação de professores.

Referência(s)