Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/imagenseduc.v8i1.39310

ISSN

2179-8427

Autores

Heloisa Toshie Irie Saito, Marta Regina Furlan de Oliveira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar o trabalho docente na educação infantil mediante a ação intencional e planejada do ensino para as crianças entre 0 e 5 anos. Para esse estudo, é necessária a compreensão de como tem sido constituída a rotina pedagógica e o trabalho do professor na educação infantil, tendo como respaldo de análise a Teoria Crítica da Sociedade e a Teoria Histórico-Cultural. A análise é fruto de projetos de pesquisa realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), justificando-se pela necessidade de articularmos pesquisas de diferentes instituições formativas como também de pensarmos o trabalho educacional docente em consonância com fatores sociais, políticos e econômicos que o influenciam. A metodologia de trabalho é de cunho teórico e reflexivo à luz de fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade e da Teoria Histórico-Cultural que subsidiam os projetos de pesquisa, possibilitando refletir sobre os desafios para o trabalho docente intencional e planejado em espaços com crianças pequenas. Como resultado, defendemos um trabalho docente na educação infantil que promova aprendizagem e desenvolvimento às crianças com ações sistematizadas e intencionais e uma formação docente inicial e continuada ressignificada, objetivando novos olhares e ações didáticas para uma aprendizagem emancipatória e significativa das crianças.

Referência(s)
Altmetric
PlumX