
A educação projetual no Design de Moda: diretrizes pedagógicas
2018; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5965/25944630212018009
ISSN2594-4630
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente artigo apresenta um panorama multifocal de inferências que podem auxiliar o ensino/aprendizagem de projeto na formação de designers de moda. Para isso, toma como arcabouço os resultados de uma pesquisa de doutoramento, construídos e validados no ambiente educacional do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina. Sintetiza inferências provenientes de levantamentos bibliográficos, análises documentais e investigação-ação em campo, para apresentar o recorte que trata dos posicionamentos pedagógicos para a gestão sistêmica das práticas projetuais em classe. O resultado destas práticas pedagógicas integradoras, sob os parâmetros teóricos dos campos do design, da comunicação e da educação, confirma a diretriz da “aprendizagem significativa” como veículo para o desenvolvimento do pensamento projetual autônomo e consciente.
Referência(s)