A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil
2018; Sociedade Brasileira de Sociologia; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.20336/rbs.243
ISSN2318-0544
AutoresClarissa Eckert Baeta Neves, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Rosana Heringer,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo trata da constituição do campo de estudos sobre ensino superior. Vinculado ao reconhecimento da importância do ensino superior nas sociedades contempo- râneas, a emergência desse novo campo de estudos é relativamente recente: surge nos anos 1970 nos Estados Unidos e se dissemina nas décadas seguintes para outras partes do mundo. No Brasil, embora já se evidencie, nas décadas 1940 a 1970, uma significativa produção acadêmica sobre a universidade, seus papeis na sociedade e modelos de organização – ressoando períodos de criação e de reforma da universida- de no país -, é somente no final dos anos 1980 que o sistema de ensino superior e as instituições que o compõem se tornaram objeto de estudos e as pesquisas passaram a ser realizadas por grupos/núcleos e centros de investigação. Ao chamar a atenção para este novo campo de estudos, o artigo também ressalta a atualidade e pertinência nos debates envolvendo questões como igualdade de oportunidades, desigualdades sociais, estratificação e diversidade, investimentos em políticas sociais, decisões es- tratégicas em relação à formação de quadros profissionais e ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no mundo globalizado.
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