
Análise da satisfação dos docentes da UESPI à luz da Teoria de Herzberg
2018; Faculdade Novo Milênio; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2018.v11i1.491
ISSN1981-223X
AutoresDavid Stanhy de Carvalho Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO nível de satisfação dos colaboradores pode ser verificado através de fatores motivacionais e higiênicos abordados pela Teoria dos dois Fatores de Herzberg que leva em consideração questões intrínsecas e extrínsecas. Entende-se que motivação e satisfação se relacionam no contexto organizacional, mas não são temáticas que se confundem. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a satisfação no trabalho de docentes da Universidade Estadual do Piauí – Campus Rio Marataoan, situada no município de Barras através da análise dos fatores motivacionais e higiênicos apresentados na teoria de Herzberg, e complementarmente o levantamento do perfil dos docentes pesquisados. A amostra do estudo foi de 16 docentes e a metodologia utilizada foi bibliográfica, descritiva e quantitativa, com análise dos dados obtidos através de estatística descritiva. Utilizou-se questionário autoexplicativo como instrumento de coleta de dados do perfil e opinião dos respondentes sobre a satisfação no trabalho. Os resultados demonstraram que os fatores de motivação que mais trazem satisfação aos servidores são responsabilidade, autonomia e conteúdo do trabalho e trabalho em si, assim como, os fatores higiênicos que mais trazem insatisfação são condições de trabalho e remuneração, diferente das observações feitas pelos estudos de Herzberg. Entretanto, em relação ao sentimento de satisfação com sua ocupação docente, 69% dos professores se declararam satisfeitos com sua atividade profissional. Employee satisfaction levels could be verified through motivational and hygiene factors approached by the Two-factor Theory of Herzberg which takes into consideration intrinsic and extrinsic matters. It is understood that motivation and satisfaction are related in the organizational context; however, both themes should not be confused. The main objective of this research is to investigate satisfaction levels of faculty members from State University of Piauí - Rio Marataoan Campus, located in the city of Barras through the analysis of the motivational and hygienic factors presented in the Herzberg theory, and in addition the survey of the profile of the faculty members studied. The sample of the study was of 16 faculty members and the methodology used was bibliographic, descriptive and quantitative, with analysis of the data obtained through descriptive statistics. A self-explanatory questionnaire was utilized to collect data in this quantitative-descriptive paper. Results show that the motivation factors that bring satisfaction to the servers are responsibility, autonomy and content of the work and work itself, as well as the hygienic factors that bring the most dissatisfaction are working conditions and remuneration, different from the observations made by the studies of Herzberg. However, in relation to the feeling of satisfaction with their occupation, 69% of faculty members declared themselves satisfied with their professional activity.
Referência(s)