
ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DA UFRN QUANTO À PREVENÇÃO DE LER-DORT E AO AUTO CUIDADO
2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresTathyanna Kelly de Macedo Furtado, Ricardo José Matos de Carvalho,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoINTRODUCAO: As disciplinas do curso de Fisioterapia sao concebidas e formatadas mediante um Projeto Politico Pedagogico (PPP), onde se encontra, dentre uma gama de tipicos, a ementa e o conteudo programatico. Sera que no PPP do curso esta previsto algum conteudo e/ou pratica formativa que leve em consideracao a de Lesao por Esforco Repetitivo ou Disturbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT) no aluno que esta executando os procedimentos ou protocolos fisioterapicos nos pacientes?. OBJETIVO: Analisar o PPP do curso de Fisioterapia de uma Universidade brasileira, no tocante as diretrizes e praticas de de LER/DORT e de auto-cuidado do aluno em sua pratica formativa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo. Para tanto, foi realizada uma analise documental do PPP do Curso de Fisioterapia da UFRN, considerando-se expressoes como do saude prevencao e e foi aplicado um roteiro de acao conversacional com 10 alunos do nono periodo para averiguar se eles haviam recebido alguma orientacao e/ou realizado alguma pratica de de LER-DORT e/ou de auto-cuidado durante o curso. RESULTADO: Verificou-se que o PPP do curso nao possuia nenhuma disciplina especifica sobre do trabalhador, ergonomia ou ocupacional, assim como nenhum conteudo relativo a de LER-DORT e ao auto-cuidado direcionado para a ocupacional dos proprios estudantes. Oito alunos relataram que n‹o receberam nenhuma aula especifica de de LER-DORT, de auto-cuidado, de ergonomia, nem temas afins, contudo as orientacoes de auto-cuidado que receberam dos professores foram de forma diluida em disciplinas como Aplicada de Reumatologia, Aplicada de Ortopedia e Recursos Terapeuticos Manuais. As orientacoes que os alunos relataram ter recebido nessas disciplinas consistiam em: corrigir altura da maca, usar melhor alavanca de forca, ter cuidado na flexao e rotacao da coluna e no manuseio de carga. Os alunos obtiam conhecimento de de LER/DORT apenas para o paciente e, espontaneamente, percebiam que podiam transferir esse conhecimento, adquirido em outro contexto, na gestao do seu auto-cuidado. Entretanto, a maioria dos alunos entrevistados alegaram que n‹o conseguiam colocar em pratica, na sua rotina academica, as mesmas orientacoes de de LER/DORT, que seriam aplicadas em seus pacientes, devido a carga de estudo e do cansaco apos os atendimentos. Dois alunos que vieram transferidos de outras universidades, ja haviam estudado a disciplina de Saude do Trabalhador. CONCLUSAO: Conclui-se que o curso nao oferece disciplinas, nem conteudos nem realiza praticas academicas, que dao formacao e propicia ao aluno situacoes preventivas de LER/DORT e de auto-cuidado. Faz-se necessaria a inclusao de uma disciplina ou de conteudos transversais em todas as disciplinas, que propicie aos alunos o conhecimento sobre as possiveis causas do surgimento e agravamento de LER/DORT, ja durante sua formacao academica e quando se tornar fisioterapeuta, a importância de e as possiveis medidas de prevencao. Afinal, a principal ferramenta de trabalho do estudante de fisioterapia e do futuro fisioterapeuta e o seu proprio corpo.
Referência(s)