Artigo Produção Nacional

PET GRADUASUS: A EDUCAÇÃO RECÍPROCA QUE GERA SAÚDE DE USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS EM CAMPO GRANDE-MS

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Alini Nunes de Oliveira, Amanda Medeiros Gomes, Fernanda Silva Dias, Leila Simone Foerster Merey, Ana Beatriz Gomes de Souza Pegorare, Marta Ferreira Espinosa, Mara Lisiane de Moraes dos Santos,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

INTRODUCAO: O Programa de Educacao pelo Trabalho para a Saude PET SAUDE GRADUASUS busca promover mudancas de paradigmas em meio as equipes de saude e a formacao profissional. A imagem-objetivo das acoes interprofissionais de integracao articula e qualifica o ensino-servico-comunidade, com foco no cuidado integral a pessoas com Mellitus. Atualmente, as doencas cronico-degenerativas, sao responsaveis por diversas comorbidades em saude, em Campo Grande, cerca de 7,7% da populacao tem diabetes, e sabe-se que e uma doenca presente na lista brasileira de internacoes por condicoes sensiveis a atencao primaria criada pelo Ministerio da O programa faz uso de metodologias participativas que promovem o autocuidado, atraves da educacao em saude, vivenciadas por um dialogo entre saberes que se conectam a um processo de aprendizado, onde todos os envolvidos se comprometem a escutar e transformar relacoes e formar redes. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O programa vem sendo desenvolvido pelas academicas do setimo e nono semestre do curso de Fisioterapia - UFMS, com extensao de 2016 a 2017. As acoes sao realizadas conforme cronograma pactuado entre a equipe como: coleta de dados; redacao de relato de caso; periodos de planejamentos e acoes a campo; reconhecimento e construcao do mapa do territorio; organizacao e funcionamento da UBSF Los Angeles. As acoes na academia competem a aulas expositivas e dialogadas, usando metodologias participativas como novas formas de ensino sobre: Avaliacao e Cuidado do Pe Diabetico, Diabetes Gestacional e suas intercorrencias ao RN e Metodolgias Participativas em Educacao em Saude. Efetivacao da intervencao no CRAS- Los Angeles, com uma dinâmica utilizando balao perguntas e respostas sobre para um grupo de trinta idosos ativos. Aplicacao da Versao Brasileira do Questionario 'Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19)' e aplicacao de questionario para analisar o conhecimento e atitude de usuarios com DM junto as visitas domiciliares acompanhados pelos agentes de saude da familia e a preceptora responsavel. IMPACTOS: A experiencia, ainda que de forma aproximativa, demonstra que tais recursos ampliaram a participacao e o comprometimento do individuo diabetico e estudante de saude na transformacao do ambiente onde eles estao inseridos e do proprio processo educativo. Fomenta mudancas educacionais alinhadas as Diretrizes Curriculares Nacionais; qualificacao dos processos de integracao ensino-servico-comunidade de forma articulada entre o SUS e acoes que envolvam atores do servico e da comunidade academica, como professores, estudantes de outros cursos da area da saude, usuarios, gestores e profissionais da saude. Uma vez que a tematica foi escolhida pela rede integrada de acoes voltadas a promocao da saude, prevencao e tratamento das doencas cronicas. CONSIDERACOES FINAIS: Esse programa instiga a mudanca do paradoxo academia-atuacao profissional atraves das conexoes e trocas desses campos de acordo com as necessidades do SUS, caracterizando-se como instrumento para qualificacao em servico dos futuros profissionais da saude, por se adornarem de uma visao integral e holistica do fazer saude. Bem como, tambem gera uma percepcao das necessidades dos servicos como fonte de producao de conhecimento e pesquisa nas instituicoes de ensino, em busca de proporcionar melhorias para a comunidade.

Referência(s)