Artigo Produção Nacional

EXPERIÊNCIAS EM INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRALIDADE: PROMOVENDO MUDANÇAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS NA FORMAÇÃO

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Cássio Ferreira Rollino,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

INTRODUCAO: A partir da decada de 70, a estrutura politica de atencao em saude no Brasil vem apresentando mudancas. Com a elevada taxa de incidencia de doencas potencialmente evitaveis, houve a necessidade de repensar o modelo de assistencia praticado em nosso pais. Entende-se que a reestruturacao dos modelos de atencao a saude no Brasil deve ser orientada pelos principios da Atencao Basica em Saude. A Lei n. 8080/90 regulamenta o Sistema Unico de Saude (SUS) e estabelece seus principios e diretrizes, entre os quais se encontra a integralidade. Dentre os principios do SUS a integralidade propoe o atendimento integral aos cidadaos a partir de uma visao humanizada de todos os individuos envolvidos no processo, uma rede de apoio resolutiva e trabalho interdisciplinar. Neste contexto o desenvolvimento de projetos com carater interdisciplinar atuantes na atencao primaria a saude e de grande importância para os beneficiarios e para os profissionais que os compoem. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Saude em Acao e um projeto de extensao da Universidade Feevale; teve inicio em marco de 2016 e e desenvolvido na cidade de Estância Velha/RS, uma vez por semana. Propoe encontros semanais entre academicos voluntarios dos cursos de Educacao Fisica, Nutricao e Fisioterapia, docentes e a comunidade em geral. A abordagem esta pautada em acoes de promocao e educacao em saude no contexto de vida cotidiana da comunidade, visto que, a escolha dos temas a serem abordados se da no decorrer dos encontros, com os beneficiarios. Ja foram abordados assuntos como doencas cronicas, uso de fitoterapicos, cuidados posturais, dor, linguagem de sinais e acessibilidade, alimentacao saudavel, brincadeiras da infância, envelhecencia, entre outros. Os academicos se apropriam do tema com seguranca, e para conduzir as atividades fazemos uso de metodologias ativas, realizando palestras educativas, rodas de conversas, feiras de saude, oficinas, alem de atividades recreativas e de confraternizacao para estreitamento de vinculo. Incluiu tambem momentos de alongamento global, aquecimento, tecnicas respiratorias e relaxamento. IMPACTOS: O presente projeto proporciona a insercao precoce de estudantes em cenarios de pratica para desenvolver habilidades e competencias por meio do encontro, dialogo, empoderamento, posicionamento critico-reflexivo e compartilhamento do conhecimento e das experiencias com academicos dos outros cursos, bem como, a intensificacao do conhecimento acerca do âmbito da Atencao Basica que valoriza as praticas solidarias e educativas. CONSIDERACOES FINAIS: A vivencia interdisciplinar e uma conquista na atencao a saude do paciente em sua integralidade. E um importante avanco na forma de se saber/fazer em saude. Na formacao do academico de fisioterapia oportuniza um olhar ampliado sobre o campo complexo, multifacetado e dinâmico que e a Atencao Basica, bem como o aprendizado relacionado ao campo de saberes da saude a partir do trabalho em equipe multiprofissional. Alem disso, corrobora com a ampliacao do olhar em direcao ao conceito ampliado de saude a partir das vivencias e experiencias e vinculo com a comunidade em seu territorio. Sugere-se, portanto, continuidade, valorizacao e incentivo as experiencias reais para promover mudancas individuais e coletivas que possam contribuir para o redirecionamento da realidade social e uma formacao que trabalhe o compromisso social dos estudantes.

Referência(s)