Artigo Produção Nacional

FISIOTERAPIA E CUIDADOS PALIATIVOS NO CÂNCER DE MAMA E UROGINECOLÓGICO: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Lucy Santos da Cunha, Jânia de Faria Neves, Rayara Cássia dos Santos Evangelista, Amanda Cristiane Pereira da Silva, Marina Oliveira dos Santos Lima, Ana Rafaela de Almeida Gomes, Karolina Galdino Neves, Clara Mabel Pereira da Fonseca,

Tópico(s)

Women's cancer prevention and management

Resumo

INTRODUCAO: A extensao universitaria (EU) se destaca como um dos mais importantes elos entre a comunidade e a universidade. A relacao que se estabelece entre elas gera beneficios para todos os envolvidos no processo e permite estabelecer dialogos entre os saberes cientificos e popular. A estruturacao de uma EU precisa ser pensada para as necessidades reais da comunidade, de forma que gere resultados positivos na triade ensino, servico e comunidade. Ao aprendente e dada a oportunidade de vivenciar a realidade da comunidade e, a partir disso, buscar solucoes efetivas e partilhadas para a resolucao desses problemas. Nesse sentido, a EU torna-se um espaco fecundo para uma aprendizagem participativa. Assim, o objetivo desse relato e descrever uma experiencia de projeto de EU destinada a mulheres com câncer de mama e uroginecologico e as estrategias de aprendizagem participativa que podem brotar desse fazer dialogico. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O projeto de extensao Fisioterapia e Cuidados Paliativos no Câncer de Mama e Uroginecologico iniciou suas atividades em 2017.1. Os atendimentos acontecem todas as teras e quintas-feiras e em dias pre-agendados para as discussoes dos estudos de caso (GEC). O formato intencional utilizado para estruturar as atividades foi pensado para que diversas situacoes problemas surgissem no cenario de pratica, identificados pelas alunas ou a pela docente ou as pacientes trouxeram isso como demanda a ser solucionada. A cada terca-feira uma situacao problema era disparada. As alunas tinham uma semana para pensar em estrategias para resolve-la e apresenta-las na semana seguinte. As discussoes sempre aconteciam no final dos atendimentos e, ao termino, elas tinham como tarefa executar o produto dessa discussao, de forma que todas as decisoes foram pactuadas pelo grupo. A outra atividade foi a avaliacao do impacto dessas acoes que, ou confirmavam ser suficientes para resolver as situacoes problemas, ou revelam a necessidade de repensar novas formas de solucionar os entraves encontrados. Uma avaliacao final de processo foi realizada ao termino do semestre letivo para avaliar o impacto dessa estrategia. IMPACTOS: Os impactos mais substancias observado se relacionam ao perfil e identidade profissionais estimulados e a mudanca no cuidado prestado. A partir da vivencia em uma EU dessa natureza e possivel lidar, ainda, com conceitos como luto, morte, finitude, limites de atuacao, importância do trabalho em equipe, subjetividades da experiencia de adoecimento e, dessa forma, compreender a pluralidade e complexidade do cuidar em saude. CONSIDERACOES FINAIS: A partir da avaliacao do processo, percebe-se com nitidez como esse tipo de estruturacao de uma EU renova a forma de se compreender e exercer a docencia. Ao mesmo tempo, faz emergir um cenario com alta capilarizacao de oportunidades de aprendizagem, respeitando a pluralidade de cada ator inserido no processo de ensino e aprendizagem. Isso fica ainda mais facil de ser atingido considerando que a EU nao tem um calendario e um formato pre-definidos, a exemplo das atividades curriculares. O resultado e a formacao de consciencia etica e de um perfil de egresso ativo, resolutivo e com potencial para realizar mudancas efetiva junto a comunidade.

Referência(s)