Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“As intermitências da morte” no ensino da ética e bioética

2018; Conselho Federal de Medicina; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-80422018261235

ISSN

1983-8042

Autores

Mylla Regina Carneiro Santos, Liliane Lins-Kusterer, Marta Silva Menezes,

Tópico(s)

Patient Dignity and Privacy

Resumo

Resumo As diretrizes curriculares para o curso de graduação em medicina preconizam formação médica humanista, reflexiva e ética. Determinam também que o profissional médico esteja apto para acompanhar o processo de morte, sendo fundamental para isso a avaliação de métodos ativos de ensino-aprendizagem das humanidades e da ética e bioética no curso de medicina. Este artigo propõe avaliar o uso da obra “As intermitências da morte” de José Saramago como ferramenta de ensino da ética e bioética, abordando essencialmente reflexões individuais e coletivas ao lidar com o tema da morte. Trata-se de estudo descritivo com análise qualitativa de avaliação da obra em questão por alunos de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Conclui-se que esse instrumento é recomendado no ensino das humanidades, comprovando que sua leitura atribuiu capacidades subjetivas ao estudante para lidar com situações relacionadas à morte respeitando os princípios da bioética.

Referência(s)