
BULLYING: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À VITIMIZAÇÃO E À AGRESSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0104-07072018005500016
ISSN1980-265X
AutoresEmanuella de Castro Marcolino, Alessandro Leite Cavalcanti, Wílton Wilney Nascimento Padilha, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Francisco de Sales Clementino,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoRESUMO Objetivo: analisar a prevalência de vitimização e agressão por bullying e tipologias associadas aos fatores sociodemográficos e comportamentos de risco em estudantes. Método: estudo transversal, desenvolvido em escolas municipais de ensino fundamental em Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo a amostra representada por 678 adolescentes matriculados do 6º ao 9º ano escolar. Os dados foram atualizados com o programa escolar estatístico Statistical Package for the Social Sciences, sendo utilizado nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95% para realização do teste qui-quadrado de Person. Resultados: a prevalência de vitimização de bullying alcançou 29,5%, com predomínio do bullying psicológico, 23,3% e envolvimento majoritário do sexo masculino. Quanto à prática de bullying, 8,4% dos estudantes afirmaram praticarem bullying contra os pares. Conclusão: pode-se observar associação entre agressores de bullying com comportamento de risco na escola.
Referência(s)