
CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA
2018; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51359/2594-9616.2018.240424
ISSN2594-9616
AutoresJosias Ivanildo Flores de Carvalho, F.E. Kennedy,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA formação docente constitui-se como campo de investigação estratégico para compreensão das dinâmicas e processos associados diretamente a docência. Diante desta proposição e Apoiando-se em diversos estudos que tratam da importância da formação inicial em nível superior e de seus entrelaçamentos com as políticas públicas educacionais e seus desdobramentos com os programas formativos, nos colocamos diante do desafio de analisar de forma crítica-situacional os mecanismos de ação e de reestruturação em rede a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da formação inicial dos alunos do curso de licenciatura em Geografia de duas instituições (UFPE e UPE). Mediante as exigências do objeto optou-se pela pesquisa qualitativa. Por tratar-se de um trabalho de investigação em fase inicial, este artigo configura-se, portanto como pesquisa do tipo ‘estado da arte’ ou ‘estado do conhecimento’, que subsidiará as fases de campo.
Referência(s)