Instrumento de avaliação das competências de liderança nas chefias de enfermagem: estudo das propriedades psicométricas
2018; Karger Publishers; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1159/000486471
ISSN2504-3137
AutoresTeófilo Sousa, Ana Paula Vasconcelos Guimarães,
Tópico(s)Community Health and Development
Resumo<b><i>Introdução:</i></b> As competências de liderança são consideradas ferramentas essenciais para o sucesso das organizações em geral e dos seus colaboradores em particular. Assim, torna-se fundamental a existência de instrumentos capazes de proporcionar a sua medição. <b><i>Objetivo:</i></b> Este artigo tem como objetivo avaliar as propriedades psicométricas do questionário de competências de liderança, desenvolvido por Robert Quinn. <b><i>Métodos:</i></b> Neste estudo transversal, foram incluídos 248 enfermeiros a exercer funções no Centro Hospitalar do Porto, que avaliaram as competências de liderança nas chefias de enfermagem. A validade e fiabilidade do instrumento foram estimadas com recurso a uma análise descritiva, correlacional, fatorial confirmatória e de consistência interna. <b><i>Resultados:</i></b> O questionário das competências de liderança apresenta um bom poder discriminativo, dado que as correlações entre os itens e as dimensões (papéis de liderança) são moderadas a fortes, apresentando valores mais elevados relativamente ao fator a que conceptualmente pertencem. As correlações dos itens com as dimensões sem sobreposição apresentam valores moderados, na sua maioria superiores a 0,60, indicando relativa interdependência entre dimensões. Este facto confirma uma estrutura fatorial representativa de um constructo que está de acordo com o modelo conceptual que lhe deu origem. Os valores da consistência interna <i>(alfa de Cronbach</i>), para todos os papéis de liderança, variam entre 0,86 e 0,94. <b><i>Discussão e conclusões:</i></b> À semelhança de outros estudos de referência, este, revelou que o questionário em análise apresenta boas propriedades psicométricas, indicando ser um instrumento adequado para avaliar a perceção das competências de liderança na população em estudo.
Referência(s)