
A formação contínua dos professores e as avaliações externas no contexto educacional brasileiro
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v8i1.40831
ISSN2179-8427
AutoresOsmar Hélio Alves Araújo, Janine Marta Coelho Rodrigues,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNeste texto, objetivou-se analisar os desdobramentos das avaliações externas na formação contínua dos professores no contexto educacional brasileiro. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para identificar as principais questões em debate no âmbito dessa temática de modo a compreender e refletir sobre por que e para que os professores precisam de formação contínua, assim como evidenciar as implicações das avaliações externas nessa etapa da formação docente.Conclui-se que a formação contínua dos professores da escola pública brasileira, centrada nas políticas das avaliações externas, é, na maioria das vezes, minimamente adequada aos desafios postos aos professores, entre eles, assegurar as condições necessárias para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem.
Referência(s)