
Processo de modularização de uma suspensão traseira a ar para veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus)
2018; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1983-8026.70823
ISSN1983-8026
AutoresA. Forti, Jorge Muniz, Cesar Ramos Coutinho,
Tópico(s)Quality Function Deployment in Product Design
ResumoEsse trabalho discute a complementariedade e dois métodos de modularização – Design Structure Matrix (DSM) e Modular Function Deployment (MFD) – no processo de modularização de um sistema de suspensão traseira a ar para veículos pesados (caminhões e ônibus). Primeiramente, o método DSM, através de um ponto de vista puramente técnico, foi aplicado para gerar os módulos preliminares e reduzir os componentes de 44 para 26, visando facilitar a aplicação do MFD. Em seguida o método MFD foi utilizado para incorporar os requisitos dos clientes e estratégias da empresa no projeto do produto. Os resultados obtidos pelos dois métodos foram analisados criticamente por uma equipe multifuncional (especialistas), a qual consolidou ao final processo, sete módulos. A análise crítica dos resultados pelos especialistas evidenciou que a utilização conjunta desses dois métodos melhorou a eficiência do processo de modularização do produto.
Referência(s)