Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CONTRIBUIÇÃO DOS COLETIVOS TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO E FRENTE NEGRA BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO POPULAR E EJA

2018; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30620/p.i..v7i2.4496

ISSN

2237-9681

Autores

Bruna Rocha Ferraz, Gilberto Luiz Lima Barral,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, na qual se buscou brevemente extrair algumas características da educação popular em experiências educacionais de entidades negras, nos primeiros anos da república brasileira. O texto dialoga com as contribuições dos autores Cruz (2005), Romão (2005), Silva e Araújo (2005), Araújo (2007), e Brandão (2009), dentre outros (as). Considerando as experiências de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva da educação popular de matriz afro-brasileira, conclui-se pela necessidade de estudos mais focalizados no tema, dada a relevância da produção de conhecimento e saberes por entidades negras (Teatro Experimental do Negro e Frente Negra Brasileira), que em muito enriqueceram a própria história da educação popular.

Referência(s)
Altmetric
PlumX