
A CONTRIBUIÇÃO DOS COLETIVOS TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO E FRENTE NEGRA BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO POPULAR E EJA
2018; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30620/p.i..v7i2.4496
ISSN2237-9681
AutoresBruna Rocha Ferraz, Gilberto Luiz Lima Barral,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, na qual se buscou brevemente extrair algumas características da educação popular em experiências educacionais de entidades negras, nos primeiros anos da república brasileira. O texto dialoga com as contribuições dos autores Cruz (2005), Romão (2005), Silva e Araújo (2005), Araújo (2007), e Brandão (2009), dentre outros (as). Considerando as experiências de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva da educação popular de matriz afro-brasileira, conclui-se pela necessidade de estudos mais focalizados no tema, dada a relevância da produção de conhecimento e saberes por entidades negras (Teatro Experimental do Negro e Frente Negra Brasileira), que em muito enriqueceram a própria história da educação popular.
Referência(s)