
Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica
2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 43 Linguagem: Português
10.5585/eccos.n43.7393
ISSN1983-9278
AutoresMichele Mezari Oliveira, Graziela Fátima Giacomazzo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo apresenta uma pesquisa que investigou o conceito de literacia digital numa perspectiva crtica. Refere-se diretamente formao humana na contemporaneidade e s relaes entre educao e cidadania digital. Considera-se a compreenso do conceito de tecnologia na sua dimenso ideolgica, colocando-se centralidade na condio dos sujeitos nos meios digitais. Explicitam-se trs categorias de anlise decorrentes do estudo - Representao Ideolgica, Posicionamento Ideolgico e Produo e Ideologia, que buscam fornecer subsdios analticos para o estado de apropriao do sujeito na perspectiva da literacia digital crtica. O aporte terico ancora-se em pensadores crticos da sociedade como Heidegger (2007), Marcuse (1973), Feenberg (2010, 2012) e especialmente Vieira Pinto (2005) Filsofo brasileiro, entre outros autores que contriburam com o debate e o aprofundamento dos conceitos de tecnologia e literacia digital. .
Referência(s)