Artigo Produção Nacional

ALUNOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DESCONHECEM AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO FISIOTERAPEUTA

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Marylia Santos Pereira, Ana Letícia dos Santos, Marcilene Glay Viana Pessoa, Joìo Victor Pereira Barbosa, Luciana Costa Melo,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

INTRODUCAO: Historicamente a fisioterapia surgiu como uma profissao de carater reabilitador, entretanto o crescimento profissional ampliou os campos e niveis de atuacao profissional. Apesar disso, grande parcela da populacao desconhece as possibilidades de atuacao, competencias e habilidades do fisioterapeuta. OBJETIVO: Investigar o conhecimento de alunos recem ingressos no curso de fisioterapia sobre a atuacao do fisioterapeuta e seus campos de trabalho. METODOLOGIA: O estudo foi feito com dados de 37 estudantes do primeiro ano do curso de fisioterapia de uma universidade publica de Alagoas, ingressos no ano de 2017. Ao ingressar na disciplina de Processos de Trabalho em Fisioterapia 1, os alunos respondem a um questionario semi-estruturado contendo as seguintes perguntas: 1. Por que voce escolheu cursar fisioterapia?;2. O que e fisioterapia?; 3. Onde um fisioterapeuta pode trabalhar?; 4.Quais recursos um fisioterapeuta pode utilizar em sua pratica profissional? As respostas a tais questoes integram o banco de dados da disciplina, no qual foi realizada a consulta para esse estudo retrospectivo. A partir das respostas dos alunos foi realizada a analise de conteudo de Bardin (Bardin, 1985), buscando-se categorias emergentes que revelassem a percepcao dos alunos ingressos sobre a profissao escolhida. RESULTADO: As categorias emergentes demonstraram que 59,57% escolheram o curso de fisioterapia por afinidade pessoal, no entanto os mesmos tinham uma visao limitada sobre a profissao. 63,15% dos alunos acreditam que a fisioterapia e uma profissao reabilitadora negligenciando a atuacao do fisioterapeuta nos niveis primario e secundario de atencao a saude. Perpetuando a perspectiva de atencao terciaria, 42,85% destacaram que os unicos campos de trabalho do fisioterapeuta sao hospitais e consultorios. Dentre os recursos empregados na pratica profissional, 30,08% atribuiram ao fisioterapeuta o emprego de massagem e equipamentos tecnologicos. Outros recursos citados foram: mecânicos (bolas, barras, esteiras, bicicletas,...), eletricos (choque) e remedios. CONCLUSAO: Os alunos que compuseram a amostra, em sua maioria, nao apresentam conhecimento substancial sobre as competencias e habilidades do fisioterapeuta estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Fisioterapia (DCNs). Sua percepcao sobre a fisioterapia reflete as amarras historicas da profissao. Dessa forma, percebesse a necessidade de implementar na universidade atividades que desmistifiquem o papel da fisioterapia e promovam o perfil profissional preconizado pelas DCNs.

Referência(s)