Não é só um emoji: a representação visual do gênero feminino em signos de mensageiros instantâneos entre 2006 e 2016
2018; Linguagem: Português
10.5151/spddesign-0018
ISSN2318-6968
Autores Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoEste projeto consiste em uma investigação acerca das estratégias de representação gráfica do gênero feminino em emojis – símbolos pictográficos inseridos em textos, que representam conceitos como emoções, sentimentos, atividades ou objetos de escalas variadas. O objetivo principal da pesquisa é desenvolver um esquema de análise visual para identificar, a partir de uma perspectiva cronológica, quais elementos gráficos foram incorporados ou modificados nesses signos digitais para atender a pautas contemporâneas de igualdade de gênero. A pesquisa será estruturada em três partes: a primeira é dedicada ao estudo do gênero como categoria de análise para o Design; a segunda é dedicada a um resgate genealógico dos emojis como objeto de estudo do campo do Design Visual; a terceira e última consiste em relacionar as partes previamente discutidas em uma análise sobre os discursos generificados projetados nos emojis, com ênfase em sua função simbólica. Assim serão comparados emojis de dois mensageiros eletrônicos populares em 2006, ICQ 5.1 (2006) e MSN 7.5 (2005), com as versões equivalentes ou próximas dos sistemas operacionais contemporâneos iOS e Android (Unicode 9.0), a partir de critérios pragmáticos (tamanho, dimensão, aplicação), sintáticos (forma, cor, modulação) e semânticos (valores culturais). Os resultados serão expostos tanto descritiva quanto diagramaticamente. Espera-se, por fim, destacar a importância do Design Visual como agente ativo na construção e uso dos meios de comunicação; não apenas refletindo-os, mas apontando para caminhos alternativos de representação de gênero.
Referência(s)