Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Redes semânticas baseadas em palavras-chave do Ensino de Física Brasileiro: uma comparação nos métodos de pré-processamento dos dados

2017; Linguagem: Português

10.5151/phypro-viii-efa-28

ISSN

2358-2359

Autores

J. O. do. Nascimento, Hernane Borges de Barros Pereira, M. Moret,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As palavras-chave dos trabalhos científicos correspondem a uma importante e inicial demonstração do conteúdo técnico que se discutirá no texto de uma produção científica. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio da teoria de redes, as redes semânticas baseadas em palavras-chave dos trabalhos Stricto Sensu em Ensino de Física entre 1996-2006. Realizamos uma discussão em relação as regras de pré-formatação publicadas em Pereira et al. (2011), as quais são utilizadas antes do processamento dos dados por meio de softwares para a obtenção das redes. Duas redes semânticas baseadas em palavraschave foram desenvolvidas, observando a supracitada discussão do método de construção, no pré-processamento. Calculamos os índices estatísticos das redes complexas (na forma estática) e, a centralidade de grau pertencente às redes sociais, para ambas as redes. Diante disto, realizamos uma comparação dos resultados, relacionando-os com os supracitados métodos. As redes apresentaram resultados que sugerem uma Lei de Potência, comportamento que indica um modelo Livre de Escala (Scale Free) e, também foi observado o fenômeno (Smal-World). Em ambas as redes, nota-se que a maioria dos assuntos que se destacaram estão relacionados com a formação do professor de física e não com metodologias para o Ensino de Física.

Referência(s)
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